spot_imgspot_img
Florianópolis, 27 novembro 2024
spot_imgspot_img

Florianópolis é segunda cidade mais empreendedora do Brasil, afirma estudo

NegóciosFlorianópolis é segunda cidade mais empreendedora do Brasil, afirma estudo
spot_img

​Sustentabilidade

​A certificação ambiental  Selo Eco Local Recicla entregou no...

Personalizar o cardápio é a tendência em festas de 15 anos

Hotel de Florianópolis investe em opções sob medida para...

DJI anuncia o novo DJI Mic Mini: Microfone pequeno, leve e discreto

Novo modelo pesa apenas 10 gramas, conta com cancelamento...

Modelos econômicos sustentáveis, justos e voltados ao bem-estar comum são tema de palestra gratuita

Modelos econômicos sustentáveis, sistemas financeiros éticos e o comércio...
spot_img

Compartilhe

De acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) divulgado nesta quinta-feira, 17, pela Endeavor, Florianópolis é a segunda melhor cidade do país para abrir um negócio. Assim como em 2015, a capital catarinense segue vice-líder, atrás somente de São Paulo. Já Joinville saltou da nona colocação para quarta. São Paulo ocupou a primeira colocação. 

“Apesar da crise, o número de empresas vem crescendo nos dois municípios. Em Florianópolis, somente até setembro deste ano, abriram 7.530 negócios, 4,6% a mais que no mesmo período em 2015. Em Joinville, o crescimento foi ainda maior, mais de 12% de 2015 para 2016”, ressalta o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Carlos Chiodini.

O estudo é realizado há três anos, analisou 32 cidades que, no total, representam 40% do Produto Interno Bruno (PIB) nacional. Foram avaliados sete critérios: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.

Outra cidade catarinense que teve destaque no ranking é Blumenau, que subiu sete posições, e hoje está em 13ª na pesquisa. Uma das iniciativas do município para fomentar o empreendedorismo foi a criação da Praça do Empreendedor, projeto pioneiro no Estado, que concentra serviços municipais e estaduais facilitando os trâmites burocráticos para a abertura e fechamento de empresas.

As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.