spot_imgspot_img
Florianópolis, 19 janeiro 2025

Florianópolis é a cidade mais conectada e inteligente do país

TecnologiaFlorianópolis é a cidade mais conectada e inteligente do país
spot_img
spot_img

Compartilhe

Outros seis municípios catarinenses conquistaram posições nos eixos
de meio ambiente, tecnologia e inovação, mobilidade, entre outros

O Ranking Connected Smart Cities 2024, destacou a capital de Santa Catarina, Florianópolis, como líder do ranking geral de cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil. Segundo o estudo, analisado pelo Observatório FIESC, a cidade, conhecida pelos avanços em tecnologia, sustentabilidade e infraestrutura, consolida sua posição de vanguarda ao atingir o primeiro lugar entre as cidades brasileiras avaliadas em 74 indicadores, pela segunda vez seguida.

Florianópolis teve destaque em diversos eixos temáticos gerais. No quesito mobilidade, a cidade garantiu o 3º lugar, por contar com um alto índice de veículos de baixa emissão: 0,91% da frota. A cidade também possui elevada malha cicloviária per capita, com 44,68 quilômetros de ciclovia para cada cem mil habitantes.

Além disso, possui 98,3% de cobertura de sinal 5G e velocidade média de conexão de 456,2 Mbps, fatores que a colocam em 5º lugar no eixo de tecnologia e inovação. Quando o assunto é segurança, Florianópolis chega à 3ª colocação, com investimento de R$ 122,98 por habitante, centro de controle e operações, 975,0 policiais por cem mil habitantes e taxa de mortes em acidente de trânsito de 9,9 mortes por cem mil habitantes.

No eixo de saúde, a capital catarinense obteve a 4ª posição, contando com 3,61 leitos para cada mil habitantes e 790 médicos para cada 100 mil habitantes. Além disso, 100% da população tem cobertura da atenção de saúde primária, investimento per capita de R$ 929,3 por habitante em saúde, taxa de óbitos infantis de 4,4 por mil nascidos vivos e a existência de agendamento online para consultas de saúde na rede pública.

Confira o ranking estadual, com destaque das cidades, na ordem de melhores classificações gerais:

Balneário Camboriú (6º lugar): A cidade foi líder no eixo de meio ambiente pelo quarto ano consecutivo, ocupando a 1ª posição. Balneário Camboriú se destaca por ter 100% de cobertura de água e coleta de resíduos sólidos, além de uma das menores taxas de perdas na distribuição de água do país, com apenas 7%.

Jaraguá do Sul (19º lugar): O município manteve um desempenho sólido no ranking, especialmente em áreas relacionadas à economia e meio ambiente, reforçando seu compromisso com políticas sustentáveis e a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes.

Blumenau (27º lugar): A cidade atingiu posições mais altas, em relação a 2023, nos eixos de economia, tecnologia e inovação, urbanismo e mobilidade. No último, atingiu a 9ª posição geral.
 
Itajaí (29º lugar): Subindo 18 posições em relação ao último ranking, Itajaí alcançou a 29ª colocação no geral, ocupando o 6º lugar em mobilidade. A cidade também teve destaque nos eixos de urbanismo, governança e tecnologia e inovação.
Joinville (36º lugar): A maior cidade de Santa Catarina também aparece entre as mais bem colocadas do estado, ocupando posição de destaque no eixo de mobilidade (7º lugar).

Criciúma (56º lugar): Após estar fora do Top 100 no último levantamento, Criciúma subiu para a 56ª posição geral, um reflexo das melhorias significativas em tópicos como educação e tecnologia e inovação, além de um forte desempenho no eixo de governança.

Ranking Connected Smart Cities

Essa é a 10ª edição do estudo, desenvolvido pela Urban Systems, por meio de metodologia própria e exclusiva, em parceria com a Necta. Além de considerar os conceitos de cidades inteligentes, como tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade, o Ranking considera conceito de conectividade, investimentos em saneamento, importância da educação na formação e reprodução dos potenciais das cidades e sustentabilidade econômica. 


Acesse o ranking completo aqui

(foto: Eduardo Valente)

Fonte: FIESC