Os vinte e três vereadores de Florianópolis, o prefeito Topázio Neto e a vice-prefeita, Maryanne Mattos, tomaram posse durante a Sessão Solene ocorrida nesta quarta-feira (01). Realizada na Assembleia Legislativa, a cerimônia começou pouco mais das 19 horas, e contou com a presença do governador Jorginho Mello, além de autoridades e familiares.
A Sessão foi presidida pelo vereador Renato Geske, por ser o vereador com idade mais avançada da 20ª Legislatura de Florianópolis, conforme rege a Lei Orgânica do Município para instalação da Legislatura. O rito foi seguido com o juramento e o compromisso de cada vereadora e vereador eleitos, em assinatura do termo de posse. Na sequência, foi realizada a posse do Prefeito Topázio e da vice-prefeita Maryanne para o período correspondente de 1º janeiro de 2025 a 31 de dezembro de 2028.
Pedindo uma salva de palmas para todos os que concorreram nesta última eleição, o Vereador reeleito, Claudinei Marques, falou em nome dos 23 parlamentares, e destacou a honra em estar sendo empossado para representar os cidadãos de Florianópolis, além da grande responsabilidade e do compromisso de todos em garantir políticas públicas e gerar oportunidades para quem mora na cidade, enfatizando o empenho do Executivo em fazer com que Florianópolis continue avançando.
“Na verdade, hoje, nós empossamos 308 candidatos. Para termos 23 vereadores, 308 tiveram que ir às ruas. Ser vereador não é fácil, nós representamos mais de 538 mil pessoas que moram na nossa querida Florianópolis. O vereador fiscaliza, mas, além disso, precisa ajudar o prefeito a conduzir a cidade. Muitas coisas aqui precisam ser mudadas, e o prefeito Topázio tem trabalhado fortemente para isso. Estamos vendo a cidade de Florianópolis, nesses últimos dois anos, caminhar a passos largos para uma cidade vitoriosa. Tenho certeza de que faremos uma gestão maravilhosa. Gostaria de ressaltar a importância que tem a Câmara de Vereadores de Florianópolis, pois é uma Câmara que muitas das vezes é criticada, mas ajuda a cidade, porque tudo de bom que passa pela cidade de Florianópolis passa por ali. Nós temos que votar, que aprovar, que estudar, e dar o aval, para que o prefeito possa administrar a cidade. Eu tenho certeza de que esses 23 eleitos terão o prazer e a oportunidade de legislar nessa cidade, pois é um privilégio”, destacou.
O prefeito Topázio ressaltou, em seu discurso, a relevância de todos os candidatos, destacando a importância da parceria entre o Executivo e o Legislativo em diversas iniciativas. Ele mencionou projetos como a revisão do Plano Diretor, a limpeza do canal do Rio Tavares e a macrodrenagem do Rio Vermelho. Além disso, abordou sobre os desafios de mobilidade urbana enfrentados por Florianópolis, apresentando soluções como os binários e o programa Formiguinha, e enfatizou que, com criatividade e racionalidade, é possível resolver problemas complexos. Por fim, afirmou que sua gestão será pautada pelo compromisso com o desenvolvimento da saúde, educação, mobilidade urbana e saneamento básico, com objetivos bem definidos e planejados.
“Faço uma referência especial não só aos vereadores eleitos, mas a todos os participantes da última eleição. Nós só estamos aqui, hoje, porque tivemos um verdadeiro exército de candidatos na rua, falando com a população, pedindo voto, e a participação democrática nas eleições. É uma honra sem tamanho estar aqui. Fizemos uma eleição histórica, com a maior votação que um prefeito já obteve em Florianópolis. Muito obrigado por toda a confiança. Esta é uma prova incontestável de que nossa cidade reconhece o trabalho que foi realizado nos últimos dois anos. A resposta da população veio das urnas, valorizando os vereadores que abraçaram essas causas. Não vou governar aos quase 60% que me elegeram, mas por 100% dessa cidade. Vamos juntos, daqui para frente, só para frente”.
O governador Jorginho Mello destacou a importância da união entre os poderes e reafirmou o compromisso do Governo de Santa Catarina com a capital do estado. Em seu discurso, ele enfatizou a necessidade de colaboração para promover o desenvolvimento e o bem-estar da cidade, que é símbolo e referência para todos os catarinenses. Com palavras de incentivo e parceria, ele pontuou a relevância do trabalho conjunto para transformar Florianópolis em um lugar ainda mais acolhedor e próspero.
“Tenho uma expectativa muito grande, e quero reafirmar o compromisso do Governo de Santa Catarina de estar ao lado do Executivo, ao lado de Florianópolis, dessa cidade que nos encanta. Quero oferecer a minha parceria de continuar ajudando Floripa, pois, assim, estamos ajudando a capital de todos os catarinenses. Essa cidade precisa do apoio de cada vereador e de cada vereadora que foram diplomados no dia de hoje. Que cada um, dentro da sua visão, possa continuar ajudando a transformar essa cidade em um lugar cada vez melhor. Agora, é hora de todo mundo se juntar, e fazer com que essa Floripa seja cada vez melhor, mais bonita e mais forte”, finalizou.
Nova Mesa Diretora: Cobalchini Reeleito Presidente
A Sessão Extraordinária para eleição da nova Mesa Diretora da Câmara, do biênio 2025-2026, começou logo após a Sessão de Posse.
Com duas chapas concorrendo, a chapa liderada pelo vereador João Cobalchini foi eleita, tendo como vice-presidente o vereador João Paulo Ferreira (Bericó); 1ª vice-presidente, a vereadora Pri Fernandes; 1º secretário, o vereador Guilherme Pereira de Paulo (Gui Pereira); e 2º secretário, o vereador Giliard Torquato (Pastor Giliard).
Cobalchini tem 39 anos e foi reeleito ao cargo de presidente da Câmara após conduzir uma gestão transparente, abrindo as portas da Câmara para a população, oferecendo diversos serviços através do Balcão da Cidadania em um só lugar, e proporcionando uma melhora significativa na prestação de serviço para o cidadão de Florianópolis.
“É uma grande honra e uma responsabilidade enorme ser presidente da nossa Casa Legislativa pela segunda vez. Já no meu primeiro mandato fui eleito e no segundo, estou sendo reeleito, e isso é um sinal de que a gente fez um bom trabalho. A eleição de hoje coroou todo o trabalho feito nestes dois últimos anos. Não é uma presidência só de alguns, é uma presidência de todos, independente de time partidário. Irei governar, claro que como presidente, aos vereadores, mas, nunca esquecendo quem nos delegou este mandato que é a população de Florianópolis, e é por ela que estarei lutando nesses próximos dois anos”, afirmou Cobalchini.
Fotos CMF: Hélio Ramos