spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 novembro 2024

Florianópolis começará a receber sinal da TV Digital dia 25 de novembro

TecnologiaFlorianópolis começará a receber sinal da TV Digital dia 25 de novembro
spot_img

Delas Summit 2024: Mari Maria Makeup inspira com a força da vulnerabilidade

Influenciadora abre o maior evento de empreendedorismo feminino do...

Urbano promove workshop online gratuito que ensina a fazer pães e bolos sem glúten

A Urbano Alimentos realiza a 2ª edição do workshop gratuito Padaria...

CEDEP realiza IV Festival de Rap no Monte Cristo

Evento irá celebrar a cultura do RAP em Florianópolis...
spot_img

Compartilhe

No próximo dia 25 de novembro Florianópolis começará a receber sinal da TV digital. A fim de contribuir para a qualidade da programação a ser transmitida com a nova tecnologia, o governo estadual está financiando estudos sobre produção de conteúdos interativos.

Serão investidos R$40 mil num projeto contemplado, via chamada pública, pelo Programa Jovens Pesquisadores da Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina). Do total, R$23mil já foram liberados para compra de equipamentos como TVs e câmeras de alta definição, segundo Fernando Crócomo, sub-coordenador do Núcleo de TV Digital Interativa (NTDI) da Universidade Federal de Santa Catarina. Sua primeira experiência em busca de uma interatividade –“não só técnica, mas de participação real da comunidade” – resultou na tese intitulada TV Digital e Produção Interativa: a comunidade recebe e manda notícias”.

Essa tese de doutoramento foi orientada pelo professor Aldo von Wangenheim e defendida na Engenharia de Produção e Sistemas da UFSC. Ter obtido o título de doutor há menos de oito anos era um pré-requisito para concorrer ao edital Jovens Pesquisadores da Fapesc, cujos recursos permitirão equipar o NTDI para produzir conteúdo interativo a partir de 2009. No próximo ano têm início os programas de mestrado e doutorado oferecidos pela Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, com uma linha de pesquisa específica para conteúdo e interatividade da TV digital.

Como a área é muito nova, a coordenação do EGC decidiu adiantar, em 2008, uma disciplina de nivelamento para dar noções básicas sobre o assunto e com isso atraiu mais de 60 pessoas, inclusive profissionais de várias emissoras. A formação de recursos humanos capacitados para lidar com a tecnologia digital na TV é uma etapa essencial do processo que culminará dia 25 de novembro.

Anteriormente, pesquisadores dos cursos de Computação e Engenharia Elétrica da UFSC estudaram questões ligadas ao hardware e à transmissão do sinal digital. A eles se somaram profissionais de Design e Comunicação para criar um grupo multidisciplinar capaz de abordar outros aspectos, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.