Nesta semana, o Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) recebe a nova edição do projeto Cinema ao Vivo, com o clássico Tempos Modernos, de Charles Chaplin e a trilha sonora executada ao vivo pela Orquestra Manancial da Alvorada; além da exibição da primeira e segunda parte da biografia Che, de Steven Soderbergh. A realização é uma parceria da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), administradora do espaço, e da Unisul campus Pedra Branca, responsável pela programação e tem entrada gratuita, exceto para as apresentações do Cinema ao Vivo.
Cineclube Infantil
Além da programação voltada ao público adulto, o Cineclube Infantil apresenta todos os sábados, às 16h, produções feitas especialmente para a criançada no Cinema do CIC, com entrada gratuita. A iniciativa é uma parceria entre a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Museu da Imagem e do Som (MIS/SC), e a organização da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.
PROGRAMAÇÃO:
4, 5 e 7 de outubro de 2017 (quarta e quinta-feira, às 20h; e sábado às 19h):
Cinema ao vivo
Sucesso incontestável de público, o projeto Cinema ao Vivo, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Museu da Imagem e do Som (MIS/SC), está de volta com uma apresentação inédita: a Orquestra Manancial da Alvorada faz a trilha sonora ao vivo para o clássico Tempos Modernos, de Charles Chaplin. Ingressos à venda na bilheteria do Teatro Ademir Rosa por R$ 20 inteira e R$ 10 meia-entrada.
Tempos modernos
Direção: Charles Chaplin
Ano: 1936
País: EUA
Duração: 87 minutos
Classificação: Livre
Sinopse: Um operário de uma linha de montagem, que testou uma "máquina revolucionária" para evitar a hora do almoço, é levado à loucura pela "monotonia frenética" do seu trabalho. Após um longo período em um sanatório ele fica curado de sua crise nervosa, mas desempregado. Ele deixa o hospital para começar sua nova vida, mas encontra uma crise generalizada e equivocadamente é preso como um agitador comunista, que liderava uma marcha de operários em protesto. Simultaneamente uma jovem rouba comida para salvar suas irmãs famintas, que ainda são bem garotas. Mas o pior ainda está por vir.
6 de outubro (sexta-feira), às 20h:
Che, 50 anos vencendo a morte
Programação faz parte da semana de recordações organizada pela Associação José Marti com o lema: "Che, 50 anos vencendo a morte". Com a exibição do filme:
Che – Parte 1
Direção: Steven Soderbergh
Ano: 2008
Gênero: Biografia / Drama
País: França / EUA / Espanha
Duração: 127 minutos
Sinopse: Exibido em Cannes e ganhador do prêmio de Melhor Ator para Benicio del Toro no papel de Che Guevara. Fidel Castro (Demián Bichir) viaja do México para Cuba com oito rebeldes, entre eles Ernesto "Che" Guevara (Benicio Del Toro) e seu irmão Raul (Rodrigo Santoro). Guevara era um médico argentino, que tinha por objetivo ajudar Castro a derrubar o governo de Fulgêncio Batista. Ao chegar ele logo se integra à guerrilha, participando da luta armada mas também cuidando dos doentes. Aos poucos ele ganha o respeito de seus companheiros, torna-se um dos líderes da revolução que está por vir.
7 de outubro (sábado), às 16h:
Cineclube Infantil
As Aventuras do Avião Vermelho
Direção: Frederico Pinto e José Maia
Gênero: Animação
País: Brasil
Ano: 2014
Duração: 90 min.
Sinopse: A trama apresenta a história de Fernandinho, um menino de 8 anos, que perdeu a mãe há pouco tempo, tornando-se um garoto solitário, sem amigos e com problemas de relacionamento com o pai e na escola. Sem saber como lidar com a situação, o pai tenta conquistá-lo com presentes. Nada funciona até que ele dá para o filho um livro de sua infância. Encantado com a história, Fernandinho decide que precisa de um avião para salvar o Capitão Tormenta – aviador personagem do livro, que está preso no Kamchatka. A bordo do Avião Vermelho e junto com seus brinquedos favoritos, Ursinho e Chocolate, que ganham a vida com sua imaginação, Fernandinho visita lugares inusitados, como a Lua e o fundo do mar, e percorre diferentes territórios – África, China, Índia, Rússia. Ao longo dessa jornada, ele descobre o prazer da leitura, a importância de ter amigos e o amor do pai.
8 de outubro (domingo), às 20h:
Che, 50 anos vencendo a morte
Programação faz parte da semana de recordações organizada pela Associação José Marti com o lema: "Che, 50 anos vencendo a morte". Com a exibição do filme:
Che – Parte 2
Direção: Steven Soderbergh
Ano: 2008
Gênero: Biografia / Drama
País: EUA / Espanha
Duração: 127 minutos
Sinopse: Após a Revolução Cubana, Ernesto "Che" Guevara (Benicio Del Toro) está no auge de sua popularidade e poder. No ano de 1964, ele viaja para Nova York para fazer um discurso nas Nações Unidas, no qual reafirma sua luta contra o imperialismo. Até que, repentinamente, Che desaparece em Cuba. Ele ressurge incógnito na Bolívia, onde organiza um pequeno grupo de cubanos e bolivianos para dar início à grande revolução latino-americana.