Começa o ano no Cineclube da Mostra de Cinema Infantil neste sábado (1); a novidade é o Cineclube Escolar, com lançamento marcado para 13 de Abril
No próximo sábado, dia 1º de abril, o Cineclube da Mostra de Cinema Infantil dá a largada na programação de 2023, que exibirá curtas e longas-metragens nacionais e internacionais do acervo do festival todos os sábados, em sessão às 16h, no cinema do CIC, com entrada gratuita. Além do retorno das atividades, uma novidade que amplia ainda mais o acesso à arte e a cultura: será inaugurado, no dia 13 de abril, o projeto Cineclube Escolar, que promoverá sessões para escolas nas quintas-feiras de manhã e à tarde.
A parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis fortalece a aproximação do cinema e da educação na Capital catarinense, iniciada no ano passado, quando a Mostra realizou sessões em mais de 100 escolas e bairros educadores. A participação das escolas no Cineclube Escolar se dará mediante agendamento pelo e-mail educadoresmci@gmail.com .
“Temos um cardápio de filmes a oferecer para as escolas e os educadores irão definir quais deles irão compor a sessão. Será uma construção coletiva”, afirma Luiza Lins, diretora da Mostra, grande guarda-chuva de outras iniciativas que valorizam o cinema brasileiro e constroem cidadania.
As primeiras sessões do Cineclube Escolar, no dia 13 de Abril, exibirão os longas nacionais “Turma da Mônica: Lições”(2021), de Daniel Rezende, e “Pluft, o Fantasminha” (2022), com direção de Rosane Svartman.
“Pluft, o Fantasminha” abre a programação aos sábados
Para dar a largada no Cineclube da Mostra, com sessão aos sábados, será exibido “Pluft, o Fantasminha” (2022), com direção de Rosane Svartman, um sucesso de público e crítica exibido na Mostra do ano passado. O filme, inspirado na peça teatral clássica de Maria Clara Machado (1921-2001), conta a história da inesperada amizade entre um fantasma que morre de medo de gente e a menina Maribel e das muitas aventuras que vivem juntos. Um marco no cinema para crianças, é o primeiro longa infantil filmado em 3D do país e utiliza tecnologias para alcançar os efeitos especiais como filmagens subaquáticas.
Nos finais de semana seguintes, ainda em Abril, serão exibidos curtas nacionais e internacionais e longas-metragens internacionais, entre eles a animação francesa “O segredo de Eleonor / Kérity, la Maison des Contes” (2009), de Dominique Monféry, parte da programação especial da Semana do Livro Infantil, uma parceria do Cineclube da Mostra com a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis.
Sobre o Cineclube da Mostra
A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é uma das principais janelas de exibição de audiovisual para crianças no Brasil e é pioneira em valorizar o cinema produzido no país para o público infantil. Acontece desde 2002 ininterruptamente na capital catarinense e, em 2020, passou a ser também on-line, transmitindo sua programação para todo o Brasil.
O Cineclube da Mostra iniciou as atividades em 2017, no Cinema do CIC – Centro Integrado de Cultura, com objetivo de promover a inclusão social através da arte e do cinema.
Com sessões que exibem filmes do acervo da Mostra, sempre gratuitas, tem público diverso e sala lotada, possibilitando acesso a cinema de qualidade, que pensa nas crianças com respeito e carinho pelo seu desenvolvimento. Cidadania, identidade nacional, diversidade cultural brasileira e do mundo estão entre as temáticas dos filmes exibidos.
O Cineclube da Mostra é uma realização da Lume Produções Culturais e Núcleo de Ação Integrada, com patrocínio das empresas Engie Energia, SCGás e Da Magrinha, através da Lei Rouanet, além do Fundo para Infância e Adolescência de Santa Catarina.
Agende-se
Programação de Abril/2023
Cineclube da Mostra
Sábados, às 16h
01/04
Sessão Longa Nacional (88 min) Livre
Pluft, o fantasminha (De Rosane Svartman, ficção, Brasil, 2022, 88 min) Livre
Pluft mostra a inesperada amizade entre o fantasma que morre de medo de gente e a menina Maribel. Ela é sequestrada pelo pirata Perna de Pau, que quer usá-la para achar o tesouro deixado pelo seu avô, o falecido Capitão Bonança Arco-íris. Na casa abandonada onde o velho morou, Maribel espera pela ajuda dos marinheiros Sebastião, João e Julião, muito amigos do velho capitão, que saem em uma atrapalhada busca pela garota.
08/04
Sessão Curtas de Animação Nacionais-Mostra 2022 (51 min) Livre
Aquarelado (De Elisa Guimarães, MG, animação, 2022, 3 min.)
“Aquarelado”, dirigido por Elisa Guimarães e produzido pela Espacial Filmes, faz parte do Projeto Clipes Aquarelados, do Grupo Maria Cutia de Teatro. É o último trabalho, de uma série de cinco músicas, lançado oficialmente na página do YouTube da companhia, no dia 23 de abril de 2022. O videoclipe brinca com a estética da aquarela ao trazer o universo infantil na perspectiva de uma criança brincando, desenhando e misturando as tintas. A técnica de animação varia entre cut-out e tradicional.
O templo do rei (de Verônica Cabral, SP, animação, 2021, 5 min)
A tranquilidade dos pacíficos cidadãos de Jaguara é interrompida quando uma velha profecia se torna real.
O acordeonista (de Guilherme Dimov e Marcelo Pitel, SP, animação, 2022, 2 min.)
Um músico de rua vaga pela cidade à procura de um espaço para exibir sua arte, mas encontra dificuldades, pois o espaço urbano começa a ser disputado pelo som de caixas amplificadoras cada vez mais potentes.
João no reino de papelão (Rodrigo Vulcano e Lucas Lima, SP, animação, 2021, 16 min)
João é um menino que gosta das coisas simples. Um Manoel de Barros mirim. Ele entra numa viagem a mundos imaginários em busca de sua coroa de Rei. Nessa viagem ele faz novos amigos e descobre que a felicidade está em todos os lugares. Sempre é tempo de aventura! Sempre é possível um novo olhar!
Tom-Tom dente de leão (de Ariédhine Carvalho, SP, animação, 2021, 3 min.)
Tom-Tom é uma menina de nove anos de idade, negra e de cabelos crespos, que quer ter os cabelos lisos como os de sua boneca. Quando esse desejo a frustra, Tom-Tom surpreende-se com a força e a leveza de sua própria beleza.
Lucy solta os bichos (de Sergio Martinelli e Billy Fernandes, SP, animação, 2022, 12 min.)
Lucy é uma menina de nove anos, vegetariana, que vive em um orfanato sonhando em um dia ser adotada. Ela tem o incrível dom de entender e falar com a natureza e com os animais, e nem mesmo os insetos escapam das suas conversas.
Coelhitos e Gambazitas (de Thomas Larson, SP, animação, 2022, 10 min.)
Pelo ponto de vista do irmão mais velho, a história tem como pano de fundo o segundo casamento do pai e a formação de uma nova família com a madrasta e sua filhinha bebê. A convivência e os conflitos da relação familiar têm como foco principal a relação entre as crianças e os aparelhos eletrônicos, principalmente porque o irmão mais velho mistura a realidade concreta com a fantasia dos ambientes dos jogos.
15/04
Sessão Longa Internacional (75 min) | Parceria com a Semana Municipal do Livro Infantil
O segredo de Eleonor / Kérity, la Maison des Contes (de Dominique Monféry, Animação, França, 2009, 75min)
Nathaniel ainda não consegue ler, mas já conhece todos os personagens dos contos de fadas. Eles saem dos livros e ganham vida, pois precisam de ajuda para sobreviver e fazer com que suas histórias sejam conhecidas pelas novas gerações. Mais difícil que aprender a ler, será executar um plano para salvá-los.
22/04
Sessão Curtas Internacionais (42min) Livre
Lístek, (de Aliona Baranova, República Tcheca, animação, 2019, 5 min)
Um enorme marinheiro ganha uma folha de outono de uma pequena garota. Isso o faz lembrar de seu lar. Quanto tempo faz que ele não está lá? Ele corre para encontrar seus velhos pais. O que irá encontrar?
Clair de lune (de Jean-Baptiste Caillet, Pauline Camensuli, Clara Beagrand, Hugo Bussiere, Hugo Jacquet (França, animação, 2020, 7min)
Sentindo-se culpado por ter esquecido o livro que havia prometido à sua filha, Tom precisa ser criativo para contar para ela uma história de fantasia e, assim, não desapontá-la.
Guillermina y Candelario – El Mejor Hermano del Mundo / Guillermina e Candelario
O Melhor Irmão do Mundo (de Marcela Rincón González, Colômbia, animação, 2020, 12 min)
Guillermina está muito aborrecida com Candelario por ele ter danificado sua escultura de areia. Ela grita que o odeia e entra no mar para relaxar. Ao visualizar um cardume maravilhosamente sincronizado por seus laços de irmandade, Guille reflete. Assim, procura seu irmão para pedir-lhe desculpas e dizer que é o melhor irmão do mundo!
La piñata (de Verónica Ramírez, México, ficção, 2020, 13 min)
Lorena é uma menina de 7 anos que quer ganhar a competição de pinhatas da escola cujo grande prêmio é “uma bicicleta”. Então ela cria uma pinhata muito especial.
Ailin en la Luna / Ailín na Lua (de Claudia Ruiz, Argentina, animação, 2019, 5 min)
Cozinhar, lavar, passar, entre outras tarefas, fazem parte da rotina de Vilma, mãe de Ailín, menina inquieta de 4 anos que só quer brincar e precisa de atenção. Certo dia, ela tira a mãe do sério, e elas se afastam uma da outra. Mas Vilma reconhece que está cansada e esgotada, e logo as duas voltam a se falar.
29/04
Sessão Clássicos do Cinema Infantil – Longa Internacional (103 min) Livre
Ponyo (de Hayao Miyazaki, animação, Japão, 2008, 103 min)
Ponyo é uma peixinha dourada que conhece o garoto sosuke. Ele a leva para sua casa e decide cuidar dela. O amor e a amizade entre os dois é tão grande que Ponyo resolve se tornar humana só para ficar mais tempo ao lado de seu amigo.
Foto: Carolina Arruda