spot_imgspot_img
Florianópolis, 27 dezembro 2024
spot_imgspot_img

Filme franco-chinês será exibido nesta segunda-feira na Fundação Cultural Badesc

VariedadesFilme franco-chinês será exibido nesta segunda-feira na Fundação Cultural Badesc
spot_img

Florianópolis se prepara para brilhar no Réveillon 2025

Contagem regressiva, 15 minutos de show de fogos, novo...

9 restaurantes imperdíveis para o verão na Grande Florianópolis

Confira os destinos turísticos para quem quer provar o...

Como Sales Design e SalesTech estão transformando as vendas corporativas

Unindo estratégia de mercado e inteligência artificial na área...
spot_img
spot_img

Compartilhe

O filme "Balzac e a costureirinha chinesa" (Xiao cai feng, França/China, 2002, 110 min.), do diretor chinês Sijie Dai, será exibido nesta segunda-feira, 6, a partir das 19h, na sessão "Imagens do Desejo" do cineclube da Fundação Cultural Badesc, no Centro de Florianópolis. A entrada é gratuita.

O drama, com Zhou Xun, Kun Chen e Liu Ye no elenco, conta a história de Luo (Chen Kun) e Ma (Liu Ye), dois jovens de 17 anos que, em plenos anos 70, vivem na China comandada por Mao Tsé-Tung. Os dois são encarados como sendo inimigos do povo por seus pais serem médicos e dentistas, considerados burgueses reacionários.

Luo e Ma são então presos e encaminhados a um "campo de reeducação", em uma vila isolada no Tibet. Todos os livros de Luo são queimados, mas Ma consegue manter seu violino ao alegar que Mozart compunha para o Presidente Mao.

No campo eles apenas encontram alívio nas músicas tocadas por Ma e nas histórias narradas por Luo, até que conhecem uma costureirinha (Zhou Xun) por quem ambos se apaixonam. Ela então lhes revela um precioso tesouro: livros considerados subversivos e de autoria de Flaubert, Tolstói, Victor Hugo e Balzac, que estão de posse de Quatro Olhos (Wang Hongwei), outro jovem que está sendo reeducado e está prestes a retornar à cidade. O trio então decide roubá-los.

O longa-metragem foi indicado a melhor filme estrangeiro no Globo de Ouro de 2003 e a melhor filme do Festival Internacional de Cinema de Chicago de 2002.

A Fundação Cultural Badesc fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216.