spot_imgspot_img
Florianópolis, 5 fevereiro 2025
spot_imgspot_img

Filhote de baleia é encontrado encalhado no Sul da Ilha

GeralFilhote de baleia é encontrado encalhado no Sul da Ilha
spot_img

Mais de 21 mil jovens passaram pelos cursos de aprendizagem do SENAI/SC em 2024

Modalidade é oportunidade de ingresso no mercado de trabalho;...

Festa das Cores agita o verão no Shopping Itaguaçu 

Evento gratuito para toda a família acontece no sábado,...

SESI inicia campanha de vacinação 2025

Iniciativa esclarece informações sobre a vacina e combate mitos...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Um filhote de baleia franca de 5 metros de comprimento e aproximadamente dois meses de idade foi encontrado na última sexta-feira, 29, pela manhã, encalhado morto na praia do Pântano do Sul. O Protocolo de Encalhes da APA da Baleia Franca/ICMBio foi acionado através do servidor da FATMA, Carlos Soares e as equipes da coordenação e parceiros deslocaram-se até o local. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis. 

Pescadores afirmaram ter visto o animal boiando a cerca de dois dias no mar. Participaram desta ação a Associação R3 Animal, Projeto Baleia Franca, Polícia Militar Ambiental de Florianopolis – Rio Vermelho, Laboratório de Mamíferos Aquáticos da Universidade Federal de Santa Catarina e APA da Baleia Franca/ICMBio.

O animal já estava em avançado estado de decomposição, mas as equipes realizaram a necropsia para a coleta de amostra de tecidos e ossos. A Secretaria Municipal de pesca e Maricultura junto com a COMCAP da Prefeitura de Florianópolis também foram ao local e apoiam na cessão de maquinário para destinação final adequada.

A APA da Baleia Franca/ICMBio, Projeto Baleia Franca, Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Associação R3 Animal são instituições integrantes da REMAB – Redes de Encalhes de Mamíferos Aquáticos do Brasil, criada pelo ICMBio em 2011, a qual tem como um dos objetivos melhorar o monitoramento e atendimento a encalhes e capturas de mamíferos aquáticos.