Goleada e festa no Scarpelli
Com uma partida impecável dos atletas do Figueirense e uma festa sem igual nas arquibancadas o Figueirense venceu o América-RN por 4 a 0. Os gols foram marcados por Reinaldo, Willian, Pedro Carmona e Maicon. Com esse resultado o Figueirense soma 63 pontos, 18 vitórias e 30 gols de saldo. A distância para o quinto colocado, agora a Portuguesa, é de 7 pontos, restando apenas três jogos para o final da competição. Com esses números o time está, virtualmente, confirmado na elite do futebol brasileiro em 2011, faltando apenas 1 ponto.
O jogo
O jogo começou com o América-RN dando a saída de bola. A equipe potiguar jogava a sua vida na competição e precisava da vitória para continuar com chances de permanecer na Série B do ano que vem. O Figueirense, em situação melhor no campeonato, aproveitou a força da grande torcida presente no estádio Orlando Scarpelli para pressionar o time nordestino logo no início de jogo. Com isso, aos cinco minutos Fernandes levou perigo ao goleiro Tutti, cabeceando por cima da meta uma bola cruzada por Juninho.
Já com 11 minutos, o jogador Edson Rocha do América-RN sentiu lesão e foi substituído por Negretti. Aos 14, a melhor oportunidade do América-RN – Rone Dias acertou ótimo passe para Marcelo Brás, que bateu cruzado. Wilson fez ótima defesa. Assim, o jogo continuava aberto, com as duas equipes buscando o ataque.
Com 25 minutos o Figueirense teve uma ótima chance de abrir o placar. Na jogada, o atacante Willian dominou de costas para o gol e escorou para Reinaldo. O camisa nove bateu de primeira e obrigou o goleiro a fazer uma excelente defesa. Parecia que esse seria mais um jogo que o goleiro adversário fosse se destacar e garantir o 0 a 0 do placar, mas felizmente isso não aconteceu.
Aos 44 minutos, quase no fim da etapa inicial, Reinaldo bateu forte e Tutti defendeu. No rebote Willian chutou e a bola explodiu na zaga. No segundo rebote da jogada Fernandes dominou e antes de bater viu o jogador Negretti colocar a mão na bola dentro da área. O juiz também viu e marcou pênalti, sob protesto dos jogadores do América. Reinaldo cobrou com categoria, deslocando o goleiro, e fez a torcida explodir aos gritos de “Sobe Furacão”. Logo depois o juiz terminou o primeiro tempo.
Na volta para o segundo tempo as duas equipes optaram por não fazer alterações, e já com dois minutos Willian disparou pela direita e bateu cruzado. A bola tirou tinta da trave. Depois, aos 15, Lucas, que comemorou o seu 100º jogo, aproveitou o espaço pela direita, avançou e chutou cruzado. Mais uma vez a bola passou rente à meta do goleiro Tutti.
Aos 22 minutos o técnico Márcio Goiano tirou Fernandes, que vinha de lesão, e colocou Roberto Firmino. A substituição movimentou a equipe que, num contra-ataque, marcou o segundo gol. Willian recebeu passe em profundidade de Reinaldo, driblou o goleiro e rolou para o fundo das redes. Figueirense 2 a 0.
A torcida que, com esse resultado, já fazia a festa ficou ainda mais feliz quando o zagueiro Airton recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso de campo. Os mais de dez mil torcedores nas arquibancadas cantavam o hino, faziam ola, gritavam olé e comemoravam a volta à primeira divisão. O jogo já estava dominado e a torcida incentivava os jogadores para que eles continuassem no ataque e marcassem o terceiro gol, e ele veio.
Aos 45 minutos da etapa complementar Pedro Carmona, que havia entrado no lugar de Willian, aproveitou cruzamento de Bruno Vieira e desviou para o gol. A bola ainda tocou no travessão antes de entrar. A torcida, que já estava pra lá de contente, ficou em êxtase quando Reinaldo cruzou na cabeça de Maicon para que o meia fechasse o placar. Figueirense 4×0 América-RN e fim de jogo no Scarpelli.