Produto desenvolvido por Filipe Gallotti, CEO da empresa homônima ao programa, estreou há cerca de cinco meses e já alcançou a marca de mais de 11 mil inscritos, com mais de 250 mil de visualizações no YouTube
Um estudo divulgado no início de 2024 pela plataforma australiana Podnews aponta que a América Latina é um promissor mercado para o segmento de podcasts: a região contava, até 2023, com 135,2 milhões de ouvintes de programas em plataformas de streaming – e o Brasil lidera a lista, com 51,8 milhões de pessoas adeptas a esse tipo de conteúdo. Por aqui, cada vez mais empresas estão utilizando podcasts como parte de sua estratégia de comunicação interna e de marketing. É o caso do FIGA Biz Cast, idealizado por Filipe Gallotti, CEO do escritório de negócios de mesmo nome do canal.
No ar há cerca de cinco meses, o podcast já tem 22 episódios, atingiu a marca de mais de 11 mil inscritos no YouTube e acumula mais de 250 mil visualizações. “O FIGA Biz Cast é um canal de informação, que vem para apoiar o empresário na sua jornada corporativa, com insights e dicas de mercado, oferecendo novos olhares e perspectivas sobre seu negócio a partir da experiência de outros executivos. Os números do alcance me surpreendem e me direcionam a continuar trazendo conteúdos robustos, que agreguem conhecimento e façam diferença na rotina dos ouvintes e espectadores”, comenta Gallotti.
A ideia do programa nesse formato veio para atender ao dinamismo que o meio corporativo vem impondo a quem faz parte desse universo. Conforme suas análises de mais de 20 anos de atuação como executivo, Filipe notou que as pessoas estão engajadas em mais de uma tarefa ao mesmo tempo e que há um terreno fértil para oferecer informação de qualidade a esse público segmentado. “Nossos convidados vêm de diferentes setores justamente para trazer perspectivas únicas e oportunidades diferenciadas no mundo dos negócios. Nosso objetivo é promover uma conversa leve e acessível, mas ao mesmo tempo rica em insights, capaz de gerar reflexões profundas e novos olhares sobre os desafios e oportunidades da jornada empreendedora”, destaca o executivo, que busca conectar os conteúdos do Figa Biz Cast com um outro pilar da empresa, que é o Figa Biz Academy, voltado à educação empreendedora.
A aceitação positiva do formato e conteúdos do FIGA Biz Cast vem provocando Gallotti a incorporar um novo viés ao programa: o CEO já organiza uma trilha específica voltada para o segmento de internacionalização, sua área de atuação majoritária. “Empreender, de maneira geral, rende muitas conversas. E o mercado vem atingindo um nível de maturidade que exige que as empresas ampliem suas perspectivas e pensem em estratégias para estarem presentes fora do país, por uma questão de sobrevivência do negócio. O tema internacionalização está sendo desmistificado, mas merece uma atenção especial porque ainda envolve um certo tabu, principalmente para empresas menores – o que é um grande equívoco. Qualquer empresa pode exportar, desde que, claro, atenda alguns critérios de mercado”, explica Gallotti, ressaltando que há muitos especialistas e entusiastas do assunto aptos a compartilhar suas experiências.
O FIGA Biz Cast lança um episódio novo todas as segundas-feiras, às 18h, nos canais da FIGA Biz no YouTube e no Spotify. O programa conta com patrocinadores e parceiros, marcas que se posicionam como apoiadores do empreendedorismo e que identificaram a importância de um canal com este tipo de conteúdo: IoPoint, Granter, Bugbee, Portrade, Zoinks, Duvera, Gallotti Imóveis, Brazilian Look e Câmara de Comércio Brasil Portugal de Santa Catarina e SB + Eventos.
Sobre a FIGA Biz
A FIGA Biz – Escritório de Negócios é especialista em criar estratégias inovadoras que potencializam a competitividade de empresas de diversos segmentos, tanto no mercado local quanto internacional. Com foco em internacionalização e soluções baseadas em inovação, inteligência de mercado e personalização, a FIGA Biz oferece um portfólio completo de serviços, que inclui consultoria, mentoria empresarial, palestras e uma trilha de suporte estratégico para conselhos administrativos e executivos. A empresa mantém uma joint-venture nos Estados Unidos, a FIGA Tech Hub, e uma parceria estratégica em Portugal, com a Brazilian Look, consolidando-se como um hub global para empresas que buscam expansão internacional e suporte executivo especializado.