Florianópolis, 9.7.2019 – Indústrias de pequeno e médio portes da Grande Florianópolis e da região de Brusque que desejam ampliar as exportações ou ingressar no mercado internacional têm a oportunidade de conhecer os caminhos e debater os desafios na área em encontros gratuitos promovidos pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). Os eventos, que serão realizados em São José (dia 16) e Brusque (18), são voltados à alta direção das companhias e a profissionais do comércio exterior. Nos encontros, as indústrias podem realizar um diagnóstico para avaliar o grau de maturidade em que se encontram em relação à internacionalização. A partir daí, será possível estabelecer um plano de ação para apoiar a implementação de estratégias na área.
No dia 16, o encontro será em São José, na Grande Florianópolis, das 18h às 21h, no SESI (Rua Farroupilha, 150, bairro Campinas). No dia 18, será a vez de Brusque sediar o evento, no Auditório do SENAI (Avenida Primeiro de Maio, 670, bairro Primeiro de Maio).
:::: INSCREVA-SE E PARTICIPE DO EVENTO EM SÃO JOSÉ
:::: INSCREVA-SE E PARTICIPE DO EVENTO EM BRUSQUE
Os eventos vão proporcionar a troca de experiências sobre o tema, discutir os desafios enfrentados pelos empresários, além de apresentar detalhes do programa da FIESC para apoiar a indústria na implementação do seu plano de internacionalização a partir do resultado do diagnóstico que avalia o nível de maturidade.
Os eventos integram o Programa de Internacionalização, lançado pela FIESC em dezembro de 2018, com o objetivo de tornar as indústrias mais competitivas. O programa tem como foco preparar as empresas para as diversas possibilidades que o mercado internacional oferece, seja exportação, importação ou alianças para fazer frente aos concorrentes internacionais presentes no Brasil e no exterior, considerando ainda desafios, como os trazidos pelo novo acordo do Mercosul com a União Europeia.
Atualmente, 2,5 mil empresas catarinenses exportam, sendo que 1,4 mil delas são micro e pequenas. Estas, entretanto, respondem por apenas 2,5% do total (dados de 2018).
Você sabia que a importação também faz parte da internacionalização? Confira entrevista com o consultor da Funcex, Romulo Del Carpio, e saiba como a importação agrega valor à sua empresa.