A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) oficializa nessa sexta-feira, 10, às 17h, a implantação da Câmara Regional do “Movimento A Indústria pela Educação" na Grande Florianópolis.
O empresário e vice-presidente regional Sudeste da entidade, Tito Alfredo Schmitt, vai comandar o grupo, que tem como principal objetivo estimular as discussões em busca de soluções para problemas na área da educação.
“Vamos reunir um time de profundos conhecedores do assunto e estimular que eles construam novas alternativas para enfrentar as deficiências no sistema educacional que prejudicam a todos nós”, diz Schmitt.
Entre as prioridades da Câmara está superar os desafios propostos pelo Movimento. O principal deles: garantir que todo trabalhador da indústria tenha escolaridade básica completa até 2024, alcançando 63% desse total já em 2015.
A Câmara Regional também vai fomentar boas práticas na área educacional, acompanhar metas e indicadores da educação nas esferas federal, estadual e municipal, e promover eventos de mobilização e disseminação de informações.
Segundo Tito Alfredo Schmitt, o essencial, agora, é ampliar as discussões que ocupam espaço importante na agenda da FIESC nos últimos anos. “A câmara servirá para ampliar as discussões e reunir autoridades no tema. Grupos como esse (a Fiesc está implantando câmaras em todo o estado) é que têm os conhecimentos e a experiência para propor caminhos e mudar a realidade tão problemática que vemos hoje”.
A nominata completa dos integrantes da Câmara será divulgada no evento, que vai reunir representantes do setor industrial, do poder público, dos sindicatos e dos setores educacionais da Capital e região.