spot_imgspot_img
Florianópolis, 24 novembro 2024
spot_imgspot_img

FIESC lança anuário sobre a economia catarinense nesta sexta-feira

NegóciosFIESC lança anuário sobre a economia catarinense nesta sexta-feira
spot_img
spot_img

Compartilhe

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) lança nesta sexta-feira, 20, o Santa Catarina em Dados 2013, publicação que reúne as principais estatísticas relativas à economia catarinense. As informações são da Assessoria de Imprensa da Fiesc.

No livro constam dados como o desempenho do comércio internacional, o comportamento da indústria, os principais números sobre geração de empregos, arrecadação de tributos e dados regionais. A edição deste ano mostra que voltou a subir a participação da indústria no PIB estadual. A fatia passou dos 32,8%, registrados em 2009, para 34,1% em 2010 (último dado disponível). Já a indústria de transformação foi responsável por 22,5% do PIB estadual, a segunda maior participação do Brasil. A primeira é do Amazonas, com 33,9%, e a terceira é do Rio Grande do Sul, com 21,3%.

Santa Catarina lidera a produção nacional em setores como cristais, tubos de PVC, produtos para telefonia e embarcações rebocadoras. Se destaca também por sediar a maior indústria do mundo, com base no faturamento, no segmento de blocos e cabeçotes para motor e um dos maiores players globais em motores elétricos.

As exportações da indústria do Estado alcançaram 3,7% do total nacional em 2012, somando US$ 8,9 bilhões no período. Entre os principais destinos dos produtos catarinenses estão os Estados Unidos (11,4%), a Argentina (6,8%), a China (6,3%) e os Países Baixos/Holanda (6,3%).

O SC em Dados destaca estatísticas sobre estabelecimentos industriais, trabalhadores, diversificação de atividades econômicas (em especial a industrial), desempenho de exportações e portos. Os números regionais contemplam dados de população, PIB e balança comercial por município.

Além da edição impressa, com 176 páginas, a publicação possui versão digital, em formato PDF, que estará disponível para download no site http://www.fiescnet.com.br/, no link Publicações do menu Economia.