spot_imgspot_img
Florianópolis, 20 janeiro 2025

FGTS será liberado para os atingidos pelas chuvas do início do ano em São José

Grande FlorianópolisFGTS será liberado para os atingidos pelas chuvas do início do ano...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Para auxiliar os atingidos pelas fortes chuvas que ocorreram nos meses de janeiro e fevereiro deste ano em São José será feita a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Os procedimentos foram definidos em uma reunião entre representantes da Prefeitura de São José e da Caixa Econômica Federal. O atendimento aos atingidos será realizado entre os dias 6 e 10 de maio, das 9h às 15h, no Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI), localizado na Beira-Mar de São José.

Podem buscar atendimento aqueles que acionaram a Defesa Civil durante as chuvas ou aqueles que comprovem os danos materiais no período. A previsão é atender cerca de 2 mil pessoas, o equivalente a 500 residências que foram atingidas durante as fortes chuvas que aconteceram nos meses de janeiro e fevereiro no município. Para ter direito ao benefício, os atingidos devem comparecer no CATI nos dias previstos para dar entrada ao processo de liberação do FGTS. É necessário apresentar os documentos originais e cópias, assim como preencher o formulário do SSFGTS, que será autenticado pela equipe de atendimento.

Para realizar a abertura do processo, o cidadão deve apresentar comprovante de residência emitido entre os dias 26 de setembro de 2018 a 24 de janeiro de 2019 com o nome do trabalhador, pais, companheiro (a), ou esposo (a), sendo necessária a certidão de casamento ou certificado de União Estável. Também é necessário documento de identificação com foto; Carteira de trabalho e Previdência Social (CTPS), com as cópias das páginas: foto, qualificação civil, contrato de trabalho e anotações gerais, se houver.

O atendimento aos atingidos será realizado por meio de um cronograma, conforme o mês de nascimento. No dia 6, serão atendidos os nascidos nos meses de janeiro, fevereiro e março. No dia 7, os nascidos em abril, maio e junho; no dia 8, julho, agosto e setembro; e, no dia 9, os nascidos em outubro, novembro e dezembro. No dia 10 o atendimento será aos trabalhadores nascidos de janeiro a dezembro.

Os pagamentos serão realizados em lotéricas, correspondentes bancários e auto-atendimentos, além de qualquer agência da Caixa no horário agendado. O FGTS é liberado para os trabalhadores respeitando o limite de cerca de R$ 6 mil por conta vinculada.

Estiveram presentes na reunião que definiu o processo para a liberação do FGTS em São José o secretário adjunto da Casa Civil, Junior Spies; a procuradora adjunta de São José, Alessandra Arruda; a secretária de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Andrea Pacheco; o secretário adjunto de Receita, João Paulo Mosena; o diretor da Defesa Civil do município, Telson do Nascimento; o gerente regional da Caixa Econômica, Carlos Gevaerd; a gerente da GMAP, Salete Kuci e o gerente da Caixa, Natan Floriani.

Serviço

O quê: Atendimento aos atingidos por fenômenos naturais em São José

Quando: De 6 a 10 de maio, das 9h às 15h

Onde: Centro de Atenção à Terceira Idade – Av. Beira-Mar de São José