spot_imgspot_img
Florianópolis, 19 novembro 2024

Festival Lanterna Mágica de Cinema está com inscrições abertas para banco de filmes

VariedadesFestival Lanterna Mágica de Cinema está com inscrições abertas para banco de...
spot_img
spot_img

Compartilhe

O Festival Lanterna Mágica de Cinema, de Florianópolis, prorroga as inscrições para quem deseja exibir sua produção audiovisual na terceira edição do evento, que ocorre de 12 a 15 de dezembro, no Ribeirão da Ilha, histórico e charmoso bairro da capital catarinense. O festival tem foco em produções audiovisuais dirigidas por mulheres cis, mulheres trans e pessoas não binárias. 

Para ser exibida nesta edição do Festival, a produção deverá ser inscrita até o dia 5 de setembro, e serão aceitos curtas, médias e longas metragens com tema livre, e direção de catarinenses ou que residam em Santa Catarina. Os filmes também devem ter sido produzidos nos últimos três anos – entre junho de 2021 e junho de 2024. 

Não serão aceitos fashion filmes, episódios de séries, videoclipes, vídeos publicitários e/ou institucionais. Não há limite de inscrições por direção ou produção, e as inscrições são gratuitas. Mais informações no link

Criado em 2021, o Coletivo Lanterna Mágica reúne artistas da cultura de Florianópolis. As ações são focadas no Ribeirão da Ilha, um bairro distante dos principais equipamentos culturais da cidade. Em 2022, o grupo realizou sessões continuadas de cineclube, gratuitas e com foco na comunidade do bairro e arredores. Aos poucos a programação cresceu e virou um evento maior que traz outras atividades da economia criativa local. No mesmo ano o coletivo realizou  a primeira edição do Festival, e desde então já produziu dois filmes curta metragens. Em 2023 o grupo ampliou o festival, que teve quatro dias de duração e reuniu cerca de 1.200 pessoas.

A terceira edição do Festival Lanterna Mágica de Cinema é um projeto selecionado pelo Edital Prêmio Catarinense de Cinema – Edição Especial Lei Paulo Gustavo – 2023, executado com recursos do Governo Federal e do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.