O festival vai até o dia 11 de outubro em Florianópolis e São José com atrações nacionais e internacionais para os públicos infantil, jovem e adulto
Um dos principais festivais de artes cênicas de SC, O FITA – Festival Internacional de Teatro de Animação abriu a 12ª edição em Florianópolis com plateia lotada e emocionada na noite de sábado (5): aplaudidos pelo público, organizadores e apoiadores do evento celebraram a cultura como forma de resistência antes da apresentação dos chilenos da Cia La Llave Maestra. No primeiro fim de semana de festival também foram apresentados espetáculos ao ar livre, uma das novidades deste ano, no recém-inaugurado Boulevard 14/32 da Floripa Airport (bairro Carianos). A programação do evento segue até o dia 11 de outubro em diferentes locais da cidade.
Nesta segunda (7), os destaques são as apresentações na rua, em três bairros diferentes: no Boulevard 14/32, na Floripa Airport; no Largo da Catedral, no Centro; e na Praça Bento Silvério, na Lagoa da Conceição. No Centro de Cultura e Eventos da UFSC, às 15h será apresentado Tatá, O Travesseiro, da Cia. Artesanal (Rio de Janeiro), peça que concorre na categoria Melhor Espetáculo infanto-juvenil no Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Para contar a história de Lipe que tem seu travesseiro como melhor amigo, usa as técnicas manipulação direta, objetos e bonecos híbridos e habitáveis.
Na terça (8), o projeto Cena Aberta leva para o teatro da UFSC a montagem Contestados, da Cia Mútua (Itajaí), que fala sobre a sangrenta guerra na fronteira entre o Paraná e Santa Catarina.
Atrações internacionais na Capital
Os espanhóis do grupo Titiriteros de Binéfar apresentam na quarta (9) e na quinta-feira (10) a peça Antón Retaco, um trabalho poético-musical com bonecos e traduzido do espanhol para o português para apresentação no FITA. A companhia é uma das mais atuantes em seu país e realiza mais de 300 ações por toda Europa anualmente.
A programação da semana segue com outros destaques, como os argentinos da Cia El Chonchón, que apresentam Los Cómicos del Novecientos na quinta (10) e na sexta (11) no Teatro do SESC Prainha. A Orionópolis, instituição filantrópica de São José, também será palco do FITA: no dia 10/10, a Cia Peregrina apresenta O Curioso Caso do Boi.
O 12º FITA é realizado pelo Fazendo Fita Cia Artística em parceria com o Ministério da Cidadania, com patrocínio da Enercan – Campos Novos, por meio da Lei federal de Incentivo à Cultura, e da Floripa Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Florianópolis, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. A Mostra de Rua FITA tem patrocínio do Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis. O festival conta com apoio da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina/Secretaria de Cultura e Arte (Edital Procultura)/Departamento Artístico Cultural e do SESC-SC.
Programação da Mostra de Rua e nos teatros
Segunda, 7/10
15h, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC: Tatá, O Travesseiro, da Artesanal Cia. de arte (Rio de janeiro/RJ)
14h – 17h, na Floripa Airport: Azulindo, da Serafim Teatro (Campinas/SP)
15h, no Largo da Catedral (Centro): MIRA, Grupo de Pernas pro Ar (Canoas/RS). Em caso de chuva, será no mesmo horário no Ginásio do IFSC Mauro Ramos
15h, na Praça Bento Silvério: O Flautista de Hamelin, da TRIP Teatro (Rio do SUL/SC). Em caso de chuva, será no mesmo horário na E.B Henrique Veras (R. João Pachêco da Costa, 249 – Lagoa da Conceição)
20h, no Teatro da UFSC: Contestados, da Cia Mútua (itajaí / SC)
Terça, 8/10
15h, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC: Tatá o travesseiro, da Artesanal Cia. de arte (Rio de janeiro/RJ)
15h, na Praça Santos Dumond (Trindade): O Flautista de Hamelin, da TRIP Teatro (Rio do SUL/SC), Em caso de chuva, será na E.B Beatriz de Souza Brito (R. Dep. Antônio Edu Vieira, 600 – Pantanal)
20h, no Teatro da UFSC: Contestados, da Cia Mútua (Itajaí / SC)
Quarta, 9/10
10h, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC: Antón Retaco, de Los Titiriteros de Binéfar, (Espanha)
15h, na sede do parque Lagoa do Peri: O curioso caso do boi, Cia. Peregrina Teatro (Florianópolis/SC). Em caso de chuva, será na sede da instituição
21h, no Desembargador Bar (Trindade): Kasperl e a Cerveja do Papa, TRIP Teatro (Rio do SUL/SC)
Quinta, 10/10
10h, no Teatro da UFSC: O Flautista de Hamelin, da TRIP Teatro (Rio do Sul)
10h e 20h, no Teatro do SESC Prainha: Los Cómicos del Novecientos, El Chonchon Títeres (Argentina)
14h30, na Orionópolis (São José): O curioso caso do boi, com Cia. Peregrina Teatro (Florianópolis/SC)
15h, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC: Antón Retaco, de Los Titiriteros de Binéfar, (Espanha)
Sexta, 11/10
10h e 15h, no Teatro da UFSC: O Flautista de Hamelin, da TRIP Teatro (Rio do Sul)
15h, no Teatro do SESC Prainha: Los Cómicos del Novecientos, El Chonchon Títeres (Argentina)
21h, no Teatro Pedro Ivo: Frágil, do Colectivo Ilusório (MG)
AGENDE-SE
12º FITA – Festival Internacional de Teatro de Animação
Quando: até 11 de outubro
Onde: Florianópolis, São José e Campos Novos
Quanto: de 5 a 11 de outubro – gratuito; espetáculo de encerramento Frágil, do Colectivo Ilusório, no dia 11 de outubro – R$ 30 (inteira) / R$ 15 (meia-entrada)
Programação completa no www.fitafloripa.com.br