Começa nesta terça-feira, 20, o 7º Múltipla Dança – Festival Internacional de Dança Contemporânea, em Florianópolis. O festival ocorrerá em nove locais diferentes de Florianópolis, nos quais serão apresentados sete espetáculos, um internacional e um único de rua, voltado ao público infantil. O espetáculo de abertura, “O Tempo do Meio”, da Esther Weitzman Companhia de Dança (RJ) será apresentado hoje, às 21h, no Teatro Ademir Rosa. As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.
Com 14 convidados, a programação prevê quatro oficinas, três palestras e diálogos, três lançamentos de livros, uma mostra de vídeos com 12 curtas internacionais e cinco site-specific também internacionais, além de dois documentários e 13 registros que integram o projeto Dança em Foco 10 Anos – Videodança no Brasil. O evento reunirá profissionais de dois países e quatro Estados brasileiros. A atração internacional vem da Argentina. “Maneries”, de LuisGaray& Co., coloca em cena a performer FlorenciaVecino, que trabalha o corpo como material linguístico.Garay, colombiano radicado em Buenos Aires, é reconhecido pelo seu virtuosismo e contemporaneidade de seus manifestos coreográficos.
Além da homenageada, a professora e pesquisadora Sandra Meyer, Santa Catarina estará representada com os espetáculos “Solidão Pública”, de Adilso Machado e “Sobre Expectativas e Promessas”, do Cena 11 Cia. de Dança. Neste ano, “ninhos”, performance da Balangandança Cia. (SP), faz uma associação entre dança e ecologia. Dirigido por Georgia Lengos, eleocupará o Parque Ecológico do Córrego Grande. Voltada para o público infantil, a coreografia se embasa em brincadeiras de criança, movimentos de animais e à similaridade entre diferentes espécies. A obra, única apresentação de rua do evento, é subvencionada pelo Programa Rumos Dança Itaú Cultural 2012-2014.