spot_imgspot_img
Florianópolis, 21 janeiro 2025

Com programação gratuita, Festival de Cinema de Animação começa hoje em Florianópolis

VariedadesCom programação gratuita, Festival de Cinema de Animação começa hoje em Florianópolis
spot_img
spot_img

Compartilhe

Começa nesta segunda-feira, 26, na Fundação Cultural Badesc a Fête du Cinéma d'Animation, que exibirá gratuitamente filmes de animação em sessões às 17h (para crianças) e às 19h (para adultos). O evento é gratuito e vai até sexta-feira, 30.  As sessões têm vagas limitadas e poderá haver distribuição de senha meia hora antes de iniciar cada sessão. A programação completa você encontra no fim da matéria.

A mostra que também ocorre durante o mês de outubro em pelo menos 30 países e em quase 100 cidades francesas, celebra o Dia Internacional do Cinema de Animação (28 de outubro), e tem como proposta atrair mais público para esta categoria de cinema e também apresentar produções francesas, o terceiro país que mais produz animações no mundo.

No dia 28, além da sessão às 19h, a Fête du Cinéma d’Animation proporciona um encontro com Paolo Conti, diretor do filme “Minhocas”, o primeiro longa-metragem de animação catarinense a entrar no circuito comercial internacional.

A Fundação Cultural Badesc fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro de Florianópolis. 

Saiba mais

Em 28 de outubro o mundo inteiro celebra o Dia Internacional do Cinema de Animação. Foi neste mesmo dia, em 1982, que Émile Reynaud, pioneiro da imagem animada, fez a primeira projeção pública de pantomimas luminosas, em Paris.

A Fête du Cinéma d’Animation é organizada anualmente pela Associação Francesa du Cinéma d’Animation (AFCA) e coordenada no Brasil pela Cinemateca da Embaixada da França. Tem como objetivo levar ao conhecimento do público a produção de filmes franceses de animação. A França é atualmente o maior produtor de filmes de animação na Europa e o terceiro no mundo. Seus filmes são mundialmente reconhecidos pela qualidade e frequentemente premiados em festivais internacionais.

O evento é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet), com patrocínio da Tractebel Energia, coordenação da Marte Inovação Cultural e realização da Aliança Francesa de Florianópolis, Ministério da Cultura e Governo Federal. A entrada é gratuita.

Programação:

Dia 26, segunda-feira, 19h

O quadro (LeTableau) – de Jean-François Laguionie. França. 2011. Animação. 76min. Classificação livre: Num quadro inacabado, Ramô, apaixonado por Claire, sai do quadro a procura do pintor para que ele termine o seu trabalho.

Dia 27, terça-feira, 17h

Ma Petite Planète Chérie – De Jacques-Rémy Girerd. França. 2011. Animação. 44min. Infantil: Nove histórias que lidam com a ecologia de uma forma divertida e poética.

Dia 27, terça-feira, 19h

Sessão de Curtas “Geração Animada” – 85min. Livre: Os 10 filmes de animação do programa “Geração Animada” selecionados pelo Festival Internacional de Animação de Annecy.

Dia 28, quarta-feira, 19h

Ceux D’em Haut – de Izù Troin. 2012. 25 min. Livre.

Marottes – de Benoît Razy.2005.14 min. Livre

Le Génie de la Boîte de Raviolis – de Jacques-Rémy Girerd e Claude Barras. 2005. 7min. Livre

Le Prince des Joyaux – De Michel Ocelot. 1991. 11 min. Livre

La Bergère qui Danse – De Michel Ocelot. 1991. 7 min. Livre

Le Banquet de la Concubine – de Hefang Wei. 2012. 13 min. Livre

Dia 29, quinta-feira, 17h

Gus Petit Oiseau, Grand Voyage – De Christian De Vita. França. 2014. Animação. 90 min. Infantil: Dairus, o pássaro mais experiente no voo se machuca. Ele vai precisar confiar todos seus segredos e o novo itinerário de viagem ao primeiro pássaro que aparecer.

Dia 29, quinta-feira, 19h

En Sortant de l’Ecole – 2014. 40min. Livre. Sem legenda: Coleção de 13 curtas-metragens de animação de três minutos que associam poemas de Prévert ao universo gráfico de jovens diretores recém-formados em escolas de animação francesas.

Dia 30, sexta-feira, 19h

A ilha de Black Mor (L’Île de Black Mor) – de Jean-François Laguionie. França. 2004. 80min. Livre: Em 1803, Kid, uma criança de 15 anos, escapa do orfanato onde vivia como um prisioneiro.