spot_imgspot_img
Florianópolis, 21 janeiro 2025

Festival exibe produtos e atrativos das nove regiões turísticas catarinenses

VariedadesFestival exibe produtos e atrativos das nove regiões turísticas catarinenses
spot_img
spot_img

Compartilhe

Entre os dias 13 e 17 de maio, Florianópolis será palco da 2ª edição do FIMC – Festival de Integração Multicultural Catarinense. Promovido pela Assembléia Legislativa e pela FECAM, com o apoio do Funturismo do Governo do Estado de Santa Catarina, o evento vai apresentar as nove regiões do estado de maneira surpreendente e inovadora, sendo capaz de fazer o visitante ir da magnitude da Serra Catarinense à beleza do Vale Europeu em poucos passos. E neste breve percurso poder vivenciar novos olhares sobre melodias, sabores e cores diversificados que fazem parte do legado cultural da colonização catarinense. A feira recebe o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte com o Funturismo.

“O FIMC é uma espécie de Salão do Turismo catarinense, uma grande vitrine da diversidade de nosso turismo, com todos os seus produtos, roteiros e segmentos que integram as nossas nove regiões turísticas. Sua realização durante o congresso do WTTC é oportuna porque aqui teremos muitos investidores e formadores de opinião do turismo mundial, que poderão conhecer os nossos atrativos nesta feira”, afirma o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.

O FIMC vai ocupar uma área de 7.605 m² no Centrosul, que vai abrigar os nove núcleos, representando as regiões de SC: Grande Florianópolis, Caminho dos Príncipes, Rota do Sol, Encantos do Sul, Caminho dos Cânions, Vale Europeu, Vale do Contestado, Serra Catarinense e Grande Oeste. Em cada um dos núcleos, os visitantes – estimados em mais de 50 mil – vão poder conferir os dados demográficos das regiões, bem como conhecer a história e cultura do local, além de interagir com os cenários multimídia. Uma bernunça gigante, uma fábrica de cristais, reprodução de uma mina de carvão, além de um bondinho do teleférico de Balneário Camboriú, são algumas das atrações apresentadas nos nove núcleos.Há ainda uma área destinada ao lazer, com Praça de Alimentação e palco para shows; Anfiteatro da História Catarinense, onde serão apresentados vídeos e filmes para relatar os episódios importantes do passado, como a Guerra do Contestado e República Juliana; e a Feira de Artesanato do SEBRAE.

Além disso, haverá uma série de atrações culturais – que vão desde a exibição de filmes e documentários catarinenses até a apresentação de grupos folclóricos e musicais de várias cidades do estado – bem como a parte de Gastronomia, que vai contar com 25 estandes com os mais variados tipos de culinária presentes em SC, onde será possível degustar os deliciosos produtos e pratos típicos catarinenses. FIMC 1999 Na primeira edição, promovida pela Assembléia Legislativa de Santa Catarina e a FECAM – Federação Catarinense dos Municípios, realizada em novembro de 1999 no Centrosul em Florianópolis, o evento reuniu números expressivos de participantes e expositores. Em apenas quatro dias, o público pagante conheceu de perto as peculiaridades catarinenses, superando todas as expectativas.· 102 municípios catarinenses· 21 grupos folclóricos· 19 operações gastronômicas· 35.000 pagantes Em 2009 o evento tomou proporções muito maiores. Mais que divulgar toda esta riqueza, o Festival de Integração Multicultural Catarinense vai promover um importante intercâmbio entre o público e as inúmeras regiões de SC.