spot_imgspot_img
Florianópolis, 19 janeiro 2025

Festival de cinema socioambiental promove exibição gratuita de filmes até dezembro na Capital

Meio ambienteFestival de cinema socioambiental promove exibição gratuita de filmes até dezembro na...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Começou em Florianópolis a segunda edição do Planeta.Doc, festival internacional de cinema socioambiental que vai até 15 de dezembro, com exibição gratuita de 80 filmes em diferentes locais da cidade. Foram selecionadas algumas das mais importantes obras mundiais do gênero, premiadas em eventos como Sundance, Cannes e Festival de Cinema de Berlim. Veja neste link a programação completa. Aqui você confere os filmes que serão exibidos no Cinema do CIC. 

As exibições são simultâneas nos auditórios da UFSC, Udesc, Centro Integrado de Cultura (CIC), Sapiens Parque e na Assembleia Legislativa. Na edição deste ano as exibições também ocorrerão em Laguna e Ibirama, em ação coordenada com a Udesc, estendendo o festival a outras regiões do estado.

De acordo com Mônica Linhares, produtora cultural e diretora do evento, o Planeta.Doc busca sensibilizar a sociedade para as questões ambientais e promover a reflexão sobre as alternativas que estão sendo geradas para melhorar a qualidade de vida em todos os continentes.

Entre as produções internacionais estão ‘Planetary’, de Guy Reid (seleção oficial do Washington DC Film Festival), ‘Love Thy Nature’, de Sylvie Rokab (ganhador do Cosmic Angel 2015), ‘Transgenic Wars’, de Paul Moreira (vencedor do FICA 2015), ‘O Sal da Terra’, de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado (ganhador do César de melhor documentário). Dos brasileiros, ‘O Menino e o Mundo’, vencedor do Prêmio Cristal no 38º Festival de Cinema de Animação de Annecy, na França, considerado o maior prêmio mundial da categoria, e ‘O Veneno Está na Mesa II’, novo documentário de Silvio Tendler.

E para incentivar o debate também entre os alunos da rede municipal de educação de Florianópolis, o Planeta.Doc firmou parceria com o Programa Mapa das Artes e Culturas da Secretaria Municipal de Educação.  “Queremos levar os estudantes para as salas de cinema, contribuindo para o processo de conhecimento e transformação destes jovens”, conta a diretora.

Programação

Além da mostra ao grande público estão previstas exposições fotográficas, peças teatrais, palestras e debates com diretores e cineastas de todo o mundo. 

O festival também terá a Mostra de Diretores Prestigiados, como Beto Brant, com seu filme ‘Eu receberia as piores notícias dos seus tristes lábios’, estrelado por Camila Pitanga, o peruano Javier Corcuera, entre outros.

A programação contará ainda com a Mostra de Filmes da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e do Institut Français, composta por oito filmes, entre eles, ‘Planet Glace’, ‘Clevelent contre Wall Street’, ‘Five Broken Cameras’ (selecionado no Sundence Festival).