spot_imgspot_img
Florianópolis, 20 janeiro 2025

Festival das Flores de Florianópolis acontece em dezembro

EventosFestival das Flores de Florianópolis acontece em dezembro
spot_img

Figueirense 2025: O Furacão renova confiança e parcerias

O esporte catarinense e os torcedores do Figueirense embarcam...

Fundação Cultural BADESC abre inscrições para oficina gratuita

Interessados em participar da atividade “Processos de Impressão Artesanal”,...
spot_img

Compartilhe

http://festivaldasfloresfloripa.com.br/wp-content/themes/festivaldasflores/images/logo.png

Pelo oitavo ano consecutivo, o Centro Histórico de Florianópolis irá transforma-se num grande jardim, com atrações dedicadas aos moradores e visitantes da cidade. É o VIII Festival das Flores, um dos eventos mais prestigiados do calendário da Cidade, organizado pelo Centro Espírita Beneficente União do Vegetal anualmente no mês de dezembro.

Este ano, a festa inicia às no dia 1°, às 9 horas, e prossegue até o dia 12 de dezembro, das 9 às 20 horas, com sua tradicional expo-feira com flores, plantas ornamentais e frutíferas dos melhores produtores do sul do País e de Holambra, comercializadas a preços acessíveis. O Festival das Flores também oferece um calendário cultural com apresentações de artistas populares da Cidade e Região. Espera-se para esta edição um público de 200 mil pessoas nos 12 dias do evento.

Local:

Praça Fernando Machado
(em frente a praça XV – antigo Miramar)
Fone: (48) 9977-5569 / (48) 3337- 0015

Mais informações: http://festivaldasfloresfloripa.com.br/

Conheça um pouco mais sobre o Festival das Flores

A história do Festival das Flores de Florianópolis iniciou com um grupo de pessoas que buscavam fazer um evento que, além de trazer recursos ao Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, possibilitasse proporcionar à Florianópolis mais colorido e alegria.

Assim, lembramos das flores e da arte, que costumam tocar o coração das pessoas, tanto de jovens como de adultos e até das crianças. Com o slogan “Alegre o coração, plante flores” iniciamos a concretização deste sonho com uma parceria com Holambra e contamos com o auxílio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, artistas locais, patrocinadores e dos voluntários do Centro.

A primeira edição, em 2002, foi no Largo da Alfândega. Na época, com uma programação cultural ainda tímida,recebeu em torno de 25 mil visitantes nos 11 dias em que sua lona ficou montada no centro de Florianópolis. No ano seguinte a freqüência de público dobrou, com a participação de mais de 55 mil pessoas e, desde a quarta edição, vem superando a casa dos 100 mil freqüentadores que compram flores e vivenciam a programação cultural.

Com a ampliação do Festival, o evento passou a ser realizado na Praça Fernando Machado, antigo Miramar, espaço público gentilmente cedido pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, desde o IV Festival, no ano de 2005.

A cada edição são expostas mais de 200 espécies de plantas e flores num número total aproximado de 180 mil mudas.

O Festival vem cumprindo com a sua função de divulgar e aumentar, em todas as camadas sociais, o gosto pelo cultivo das plantas. Este resultado é notado pelas expressões de contentamento e declarações espontâneas vindas dos visitantes. Pessoas que jamais visitaram uma floricultura se deslumbram ao primeiro contato com a vasta coleção de flores e variada exposição de plantas ornamentais. Amantes da natureza e colecionadores encontram no Festival oportunidade de ampliar seus acervos e informações, além da saudável troca de conhecimentos botânicos.

Objetivos do Festival:

* Criar na população o gosto pelo cultivo das plantas e o desejo de presentear com flores, num trabalho de conscientização e cuidados com o meio ambiente.

* Divulgar as raízes culturais da Ilha de Santa Catarina, através de apresentações em palco e de folguedos de atrações populares como, por exemplo, Boi-de-Mamão, Ratoeira e Pau-de-Fita.

* Realizar oficinas de arte que promovam a cultura popular e o meio ambiente.

* Humanizar e alegrar com flores e cultura o Centro da Cidade, por onde transitam diariamente milhares de pessoas.

* Apoiar financeiramente o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, responsável pela realização do Festival, e a Associação Beneficente Casa da União Estrela da Manhã.

Foto: Divulgação