Documentário; Roteiro e Direção; Ideias Audiovisuais; Oportunidades de Negócios Culturais; e Introdução à Animação. Essas são as cinco oficinas teóricas e práticas que complementam a programação do 2º FAÇA – Festival Audiovisual Catarinense. As inscrições gratuitas abrem nesta quarta-feira, 25, e devem ser feitas pelo site www.faca.art.br.
Em Florianópolis as oficinas ocorrem de 20 a 23 de novembro e as inscrições podem ser feitas até dia 11 de novembro.
Além de gratuitas, as oficinas são abertas ao público, com exceção da oficina de Introdução à Animação, que será oferecida para grupos fechados de instituições ou escolas interessadas. Ementas, métodos e demais informações estão à disposição no site do Festival.
O FAÇA é competitivo e direcionado a curtas-metragens. Os 21 filmes selecionados este ano (confira lista no site) vão concorrer a quatro prêmios de R$ 5 mil cada. Três prêmios serão eleitos segundo critérios do Júri Oficial, sem categorias pré-definidas. Já a quarta premiação é o público quem elege, ou seja, o Melhor Filme, segundo Júri Popular.
Oficinas
1) Produção Audiovisual – Documentário, ministrada por Lallo Bocchino, com 3 dias de duração;
2) Roteiro e Direção Audiovisual, ministrada por Ricardo Weschenfelder, com 2 dias de duração;
3) Ideias Audiovisuais, ministrada por Guto Lima, com 1 dia de duração;
4) Oportunidades de negócios no mercado de entretenimento cultural, ministrada por Carlos Eduardo Somaggio, em parceria com Catarina Criativa, com duas horas de duração;
5) AnimaMIS – Introdução à Animação Cinematográfica, ministrada por técnicos do Museu da Imagem e do Som (MIS/SC), parceiro do Festival, com 4 horas de duração.