fique por dentro de floripa

- Tecnologia - Ferramenta elaborada a partir do Programa Nascer ajuda na gestão de projetos para a construção civil

20.05.2021

Ferramenta elaborada a partir do Programa Nascer ajuda na gestão de projetos para a construção civil

20.05.2021
Ferramenta elaborada a partir do Programa Nascer ajuda na gestão de projetos para a construção civil
Foto: Divulgação

 


 

Santa Catarina tem aproximadamente 17 mil empresas na área de construção civil, segundo dados do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC). De olho nesse mercado, os inovadores João Lucas Vasconcelos Kerber e Edson Luis Vasconcelos estão desenvolvendo uma ferramenta para ajudar na gestão dos projetos. 

 

A ideia, segundo o cofundador e CEO João Lucas, é oferecer uma plataforma web para o controle dos projetos em cada etapa, desde a iniciação até o planejamento e a execução. "Tudo isso de forma automatizada e integrada, ou seja, todas as informações pertinentes para o desenvolvimento do projeto e que sejam importantes para qualquer uma das partes envolvidas fiquem disponíveis em tempo integral e acessadas facilmente", explica. 

 

A Symph Gestão Integrada de Projetos ainda não está no mercado, apesar de estar em avançado desenvolvimento. João Lucas e o sócio Edson, ambos de Florianópolis, estão elaborando o MVP, que na linguagem da inovação significa o mínimo produto viável. O plano é formalizar a empresa nos próximos dois meses. 

 

A ideia que resultou na Symph foi contemplada na última edição do Programa Nascer de pré-incubação, realizado em parceria do Sebrae-SC com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapesc). 

 

"O Programa Nascer ajudou muito e de várias formas. Ao incentivar-nos a melhorar a validação da ideia que já tínhamos. Encontramos testes acadêmicos que abordam os problemas solucionados por nossa plataforma. Assim, a validação que já havíamos feito com o público alvo foi corroborada, o que nos trouxe ainda mais confiança no que estamos fazendo", confessa João. 

 

"Além disso, facilitou o acesso às informações acerca do que deve ser feito e, ainda mais importante, como deve ser feito. Ajudou muito a estruturar o modelo de negócio e o nosso pitch, já nos trazendo oportunidades de captação de recursos de investidores", completa. 


 

Mesmo sem o produto finalizado, os empreendedores já contam com um investidor, a RKS Engenharia de Estrutura, que está ajudando a cobrir os custos do desenvolvimento. Tendo o finalizado - agora está em 60% -, a equipe irá em busca de novos incentivos e mais investimentos. 

 

Sobre o Programa Nascer

 

O Programa Nascer é uma iniciativa inédita de pré-incubação de ideias em Santa Catarina. O objetivo é tornar projetos em negócios viáveis. Em duas edições, já foram contemplados cerca de 300 projetos em 15 cidades catarinenses. 

 

O presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, destaca que um dos grandes desafios propostos pelo Governo do Estado é a geração de oportunidade e desenvolvimento nas diversas regiões do Estado.  "Com o Programa Nascer temos conseguido dar passos importantes neste sentido. A ferramenta desenvolvida pelos empreendedores é a prova disso", reforça. 

 

O superintendente do Sebrae/SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, destaca ainda que é necessário estimular a criação de novas empresas. "Empreender pode ser a alternativa para milhares de brasileiros enfrentarem esse momento de crise. Por meio dessa parceria, o Sebrae/SC vai garantir suporte aos empreendedores selecionados para que os seus negócios sigam o caminho do sucesso", ressalta.

 

Segundo a gerente de Inovação da Fapesc, Gabriela Mager, a primeira edição do Programa Nascer atingiu seus objetivos: construir uma cultura empreendedora nas diversas regiões do Estado. "Possibilitamos que pessoas com ideias inovadoras pudessem estruturar seus negócios com apoio de mentores e metodologia adequada, e incentivarmos a abertura de novas empresas. Ficamos muito satisfeitos em poder oportunizar esse grande programa ao estado de Santa Catarina, estimulando a geração de novos negócios inovadores", destaca. 

 

O programa foi executado com metodologia e ferramenta específicas, a TXM, elaboradas pelo professor Salomão Ribas, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFFS). Ele explica que essa solução desenvolvida por João Lucas e Edson tem um enorme potencial para o mercado, especialmente com o reaquecimento do setor. 

 

"Os idealizadores já fizeram conexão com grandes construtoras do país e também já tiveram conversas iniciais com possíveis investidores, que perceberam o valor da solução e a agilidade que ela promove nos projetos e obras imobiliárias", diz o idealizador do Cocreation Lab.

 

Para saber mais sobre o programa e os projetos desenvolvidos, acesse www.fapesc.sc.gov.br

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Jovens catarinenses ganham capacitação gratuita do Google em tecnologia da informação

18.06.2021

Jovens catarinenses ganham capacitação gratuita do Google em tecnologia da informação

Estudantes da rede municipal fazem aplicativo que alerta sobre desastres ambientais

14.06.2021

Estudantes da rede municipal fazem aplicativo que alerta sobre desastres ambientais

Cocreation Lab abre inscrições para segunda turma no bairro Monte Cristo, em Florianópolis

11.06.2021

Cocreation Lab abre inscrições para segunda turma no bairro Monte Cristo, em Florianópolis

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.