A capital de Santa Catarina oferece uma vida cultural rica e diversificada aos turistas, mas perfeita também para aqueles que moram na ilha. Confira algumas dicas
Uma cidade dividida entre uma região histórica e outra mais badalada, com grandes prédios e shoppings comerciais. Ao redor de tudo isso, praias e destinos para todos os gostos. Assim é Florianópolis, uma das cidades mais procuradas do mundo de acordo com pesquisa realizada pela plataforma de hospedagem Airbnb. Se for no verão então, aí que a combinação praia, clima tropical, piscinas incríveis e gastronomia de peso fica mais atrativa e interessante para turistas e, porque não, para manezinhos, como são conhecidos os nativos da ilha.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021, a população total de Floripa era de 516.524 habitantes. Com mais de 674km², a distância entre uma ponta e outra de Florianópolis é grande. Do Centro ao extremo norte, em Ponta das Canas, são 32km e, até o sul, em Caieira da Barra do Sul, 40 km. Além de distantes, cada uma das regiões e dos bairros têm perfis diversos de público e de atrativos.
Ao chegar na cidade, vale a pena escolher seu ponto de destino, sem deixar de explorar a diversidade da cidade e das belezas naturais de Florianópolis. A seguir, confira algumas dicas do que fazer na cidade, principalmente, no verão:
Atenção, passageiros!
Chegando em Florianópolis é impossível não passar pelo Boulevard 14/32. O local é uma grande praça de entretenimento, lazer e compras em frente ao novo terminal da cidade. Com um leque variado de opções gastronômicas, a praça chama a atenção também pelo calendário semanal de eventos, sendo, inclusive, uma opção de diversão para os manezinhos.
No Boulevard 14/32, um dos destaques, recém-inaugurado, é o Living HNK Floripa – o primeiro do tipo na região Sul do país. Com funcionamento 24 horas por dia, o espaço traz ao público muita cerveja, gastronomia de alta qualidade e música e diversão para todos os gostos e paladares, principalmente, para os moradores da região sul de Florianópolis. A ideia é proporcionar ao cliente, passageiro ou manezinho, uma experiência Heineken com o melhor que a marca oferece.
Riqueza histórica
Localizado no principal prédio do Centro Histórico, o Mercado Público é dividido em duas alas: uma com boxes e que vendem calçados e peças de vestuário, outra que reúne lanchonetes, empórios e várias peixarias.
Para tornar a experiência ainda melhor, a sugestão é desfrutar do pastel de camarão e do bolinho de bacalhau preparados pelo tradicional Box 32. Eles estão entre os quitutes mais clássicos da ilha.
Iguaria gastronômica
Em 2014, Florianópolis foi o primeiro município do Brasil a obter o selo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) de cidade criativa na área de gastronomia. Ou seja, a cidade ferve quando o assunto é comida.
Para quem é fã de frutos do mar, Florianópolis é o destino perfeito. A cidade é ponto de pesca da tainha e de camarão e suas águas são propícias ao cultivo de ostras – a capital de Santa Catarina produz mais de 80% do molusco nacional.
Um dos passeios que não pode ficar de fora para quem quer experimentar a comida são as vilas açorianas de Ribeirão da Ilha, onde restaurantes têm criações próprias de ostras, e de Santo Antônio de Lisboa, bairro com a melhor oferta gastronômica.
Cenários paradisíacos
Dizem que existem 42 praias em Florianópolis, mas há quem duvide e acredite que o número é maior. A quantidade exata, aqui, não importa, porque o mais importante é que não faltam praias para os mais diversos perfis de banhistas. Praias desertas, movimentadas, com dunas, com muito verde, praias para quem quer surfar e outras calmas para crianças e famílias.
Entre as mais procuradas pelos visitantes estão Jurerê Internacional, conhecida pela badalação; a extensa Praia dos Ingleses; a Praia Brava que não à toa leve este nome pelas ondas fortes, além da Mole e da Joaquina que são bastante procuradas pelo público jovem e por quem quer surfar. Por fim, no Sul de Floripa, ganham o coração dos banhistas a Praia do Campeche e a Ilha do Campeche, que fazem parte de uma unidade de conservação.
Cartão postal
Tombada como patrimônio histórico, artístico e cultural do município de Florianópolis, a Ponte Hercílio Luz é um verdadeiro cartão postal da cidade e da própria Santa Catarina. Ela é a maior ponte suspensa do Brasil e possui um mirante situado à cabeceira insular que proporciona uma das mais belas vistas panorâmicas do centro de Floripa. Seja para manezinhos ou turistas, um passeio pela Beira-Mar Norte, onde se pode admirar um belo fim de tarde e a ponte, é a pedida certa.