A IV Feira Virtual do Mel de Santa Catarina, que adoçou o mês de setembro, chegou ao fim no dia 30/09. Ao todo 14 empresas e produtores participaram da feira e puderam expor seus produtos para o Brasil inteiro. A feira registrou um total de 12.416 acessos de consumidores de diversas regiões do país. “Novamente a feira virtual foi um sucesso e alcançou consumidores de diferentes partes do Brasil, fazendo com que os produtos catarinenses se tornem cada vez mais conhecidos”, comemora o presidente da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc), Ivanir Cella.
A feira contou ainda com a realização de oito oficinas on-line gratuitas, com certificado pela Epagri, que contaram com a participação de 710 participantes. A boa notícia é que a feira acabou, mas o site www.meldesantacatarina.faasc.com.br segue no ar e as pessoas podem continuar adquirindo o melhor mel do mundo. Porém, agora o mel não é mais tabelado, os valores são negociados diretamente com os feirantes.
A feira virtual começou a ser realizada em 2020, primeiro ano da pandemia de Covid-19, o que impediu a feira presencial nas ruas de Florianópolis, que tradicionalmente acontece em maio há mais de 20 anos. Com a abertura de mais uma porta para comercialização, desta vez para o Brasil inteiro, e a adesão do público, a feira se tornou um sucesso e os produtores decidiram pela sua permanência, acontecendo sempre no segundo semestre do ano.
A Feira é uma iniciativa conjunta da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina, Epagri, Senar, Sebrae e UFSC. Ela conta ainda com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina e Cidasc.