spot_imgspot_img
Florianópolis, 19 janeiro 2025

Feira Internacional de Negócios, a FIN Brasil 2023, gerou negócios e garantiu oportunidades para micro e pequenas empresas 

NegóciosFeira Internacional de Negócios, a FIN Brasil 2023, gerou negócios e garantiu...
spot_img
spot_img

Compartilhe

O Sebrae/SC apoiou a participação de 140 pequenos negócios no evento, que ocorreu em Florianópolis

A Feira internacional de negócios, a FIN Brasil 2023, foi realizada durante dois dias e encerrou nesta quarta-feira, no Centrosul, em Florianópolis. O Sebrae/SC foi co-realizador dessa edição, em parceria com a Câmara de Comércio Brasil Portugal de Santa Catarina, e apoiou a vinda e exposição de 140 empresários. O evento contou com representação de mais de 40 países.

Os empresários tiveram a oportunidade de vivenciar o networking e a ampliação da rede de contatos. Além do relacionamento com outras empresas, também aproveitaram a oportunidade para estreitar o relacionamento com câmaras de comércio e encaminhar a validação de acordos comerciais e parcerias. 

Um dos empresários participantes foi Kyrton Luiz Rocha, Gerente Comercial da Alquimya dos Cereais, uma Indústria de Alimentos Saudáveis, localizada na cidade de Biguaçu, na região da Grande Florianópolis.

“Em 2022 participamos do Projeto Comércio Brasil, na qual fomos apresentados a diversas empresas e estamos em contato até hoje. E através deste projeto, acabamos conhecendo o Programa Go To Market, do Sebrae/SC. A Alquimya tem por objetivo exportar, temos um produto de alta qualidade, com preços justos, e o GTM chegou exatamente com a proposta de uma parceria que traria soluções para que pudéssemos alcançar esses objetivos”, conta o empresário. 

Ainda de acordo com o empresário, participar da FIN 2023 foi uma ótima oportunidade. “Foram vários países e várias empresas buscando uma relação para se desenvolver e  crescer no mercado externo. Tivemos a oportunidade de conversar com representantes de vários países, como Portugal, Chile, Moçambique e Argentina, e há grandes perspectivas de exportarmos  ainda este ano. Só tenho a agradecer a parceria com o Sebrae/SC, . Eles foram e são fundamentais para a nossa empresa. O que mais chamou a atenção foi a união de todas as empresas, todos ajudando uns aos outros. Isso é verdadeiramente o espírito empreendedor que o Sebrae/SC tanto nos mostra”, completa Kyrton. 

“Este feedback dos empresários demonstra que estamos no caminho certo. O grande objetivo de apoiar iniciativas como essa é promover a geração de negócios, fortalecer as empresas catarinenses e, claro, estimular a internacionalização. Acredito que atingimos nosso objetivo”, afirma o Diretor Técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro.

O programa Go to Market iniciou em 2020 e está na quarta turma. De acordo com o gerente de negócios do Sebrae/SC, Filipe Gallotti, este ano, mais de 250 empresas já se inscreveram. “Um evento como este é de extrema importância para nós que promovemos o Programa Go To Market, e também para os empresários que desejam internacionalizar os seus negócios. Além de permitir que eles estreitassem contatos e criassem oportunidades para os seus negócios, é um ambiente otimista e que demonstra que é possível que pequenos empreendedores também possam expandir os seus negócios para o mercado exterior”, conclui Gallotti. 

Durante o evento, o Sebrae/SC disponibilizou um estande para apresentação de todas as suas soluções. 

Parceria Sebrae/SC e Fiesc

Durante a FIN Brasil 2023, no dia 29 de março, o Sebrae/SC e a Vice-Presidência Regional Sudeste da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) fizeram uma reunião estratégica vislumbrando novas parcerias. Participaram da reunião os presidentes de  18 sindicatos filiados à Fiesc, e  o objetivo do encontro foi destacar as oportunidades oferecidas pelo Sebrae e Sistema S e como essas soluções podem apoiar as micro e pequenas indústrias. 

A gerência regional do Sebrae na Grande Florianópolis destacou os programas SEBRAETEC e Impacta Negócios, o primeiro oferece subsídios de até 70% em consultorias, e o segundo trata-se de um programa de aceleração de negócios. 

Por fim, o destaque foi a apresentação dos resultados da fase 1 do Programa Agiliza, iniciativa do Sebrae/SC e do SENAI-SC, com foco na elevação da produtividade de micro e pequenas indústrias catarinenses, que conquistou um aumento médio de efetividade de 38%. 

“Iniciativas como estas são imprescindíveis para o aumento da produtividade dos pequenos negócios, que são tão importantes para a realidade econômica de Santa Catarina, contribuindo para geração de empregos e renda. Quanto mais produtividade, mais resultados para a economia do nosso Estado. Neste ano, o Programa Agiliza também irá atuar nas áreas de eficiência energética e produção inteligente. Vamos em frente”, afirma o Gerente Regional do Sebrae/SC na Grande Florianópolis, Roberto Tavares.