spot_imgspot_img
Florianópolis, 24 fevereiro 2025

Feira de orgânicos Viva a Cidade aumentará variedade de produtos a partir deste sábado

NegóciosFeira de orgânicos Viva a Cidade aumentará variedade de produtos a partir...
spot_img

Fundação Cultural BADESC recebe três exposições para visitação gratuita

Pinturas, peças em cerâmica e uma homenagem ao cinquentenário...

Catarinense Luísa Caser participa do maior Summit Farmacêutico do mundo, em São Paulo

Técnicas coreanas inovadoras e lançamentos em produtos e tratamentos...

Square SC se destaca como o principal destino para eventos em Florianópolis

Complexo multiuso na SC-401 oferece estrutura completa para encontros...
spot_img

Compartilhe

A partir deste sábado, 31, a Feira de Orgânicos Viva a Cidade, no Centro de Florianópolis, terá, além dos vesgetais,  produtos como pães, biscoitos, geleias, molho de tomate, farinha e arroz. 

Desde agosto, explica o presidente da Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap), Marius Bagnati, eram oferecidos vegetais in natura, principalmente folhosas.

 Nessa nova etapa, os feirantes cadastrados pela Secretaria Executiva de Serviços Públicos (Sesp) poderão oferecer alimentos orgânicos processados de fabricação própria ou de produtores também certificados. No sábado seguinte, a diversificação tende a ser ainda maior, aí incluindo produtos agroindustriais e agroecológicos como mel e frango.

 Nesta sábado, a Feira Viva a Cidade contará com a visitação de produtores da Agreco. “Esperamos nas próximas edições já contar com a complementariedade dos hortifrutis colhidos na encosta da Serra e com os produtos industrializados pela Agreco”, confia Bagnati.  Com a chuva, aponta o presidente, a produção sofre quebras e os produtos encarecem, o que torna ainda mais importante esse tipo de aproximação direta entre o produtor orgânico e o consumidor.

 Agreco é âncora de credibilidade

“As pessoas têm pedido maior variedade, então vamos oferecer produtos como molho de tomate certificados e com preço de feira, preço acessível”, confirma Anderson Romão, produtor de Biguaçu e feirante desde a primeira edição.

 Romão diz que a Agreco é uma “âncora de credibilidade” para a feira de orgânicos o que ajuda muito nos planos de fortalecer e preparar a iniciativa para o Verão, quando a quantidade de consumidores deve triplicar.

 O que é

A feira de produtos orgânicos (livres de defensivos agrícolas e cultivados com responsabilidade social e ambiental), que ocorre todos os sábados, das 9h às 13h, no Terminal Cidade de Florianópolis, é uma ação da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Executiva de Serviços Públicos (Sesp) e Comcap, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis, Ministério da Pecuária e Abastecimento (Mapa), Cepagro e organizações privadas e colaborativas que trabalham com recuperação de resíduos orgânicos e com produção e comercialização de produtos agroecológicos.