spot_imgspot_img
Florianópolis, 18 janeiro 2025

Feira de Orgânicos do Centro é aprovada e ocorrerá todos os sábados

GeralFeira de Orgânicos do Centro é aprovada e ocorrerá todos os sábados
spot_img
spot_img

Compartilhe

A Feira de Orgânicos Viva a Cidade teve a primeira edição neste sábado, 15, e ocorrerá todos os sábado, segundo a Prefeitura de Florianópolis. No Terminal Cidade de Florianópolis, foram comercializados com preço direto do produtor mais de 3 mil maços de folhosas e temperos, 250 quilos de banana e caixas de aipim e cenoura, entre outros.

Para os feirantes, o desempenho foi bem acima do esperado. “Daqui pra frente é voar alto, o caminho é esse”, avaliou Anderson Romão. Ele produz, assim com Aldir Carpes Marques Filho, em Três Riachos, Biguaçu. Junto a Gidean de Souza, da localidade de São Mateus, e Luciano Zanghelini, do Alto Biguaçu, ofereceram o excedente de produção de nove produtores de orgânicos. O coletivo já atende demandas de supermercados e da merenda orgânica no município de Biguaçu, mas não participava de nenhuma feira até então.

“A receptividade do público foi muito boa, todo mundo gostou e elogiou a feira, garantindo que vai ser um sucesso”, disse Zanghelini. A ocasião também foi boa para dar noção do que a clientela deseja. “Hoje, entrei meio despreparado, na próxima venho com maior diversidade de produtos, já deu para ter noção do que as pessoas querem e o clima está ajudando bastante”, planejou. Além de verduras, o grupo comercializou polpa de açaí, sal temperado, flores comestíveis e salada embalada.

Para Reguinald Melcher, o início do projeto foi um susto. “Esperava uma feirinha de apresentação, para reconhecer o espaço, e foi essa loucura, muito acima do que eu pensava”, contou. O produtor de São Bonifácio já faz a feira na UFSC e é parceiro do Box 721, o box de orgânicos do Ceasa. Para atender à demanda, o grupo de Melcher dobrou a quantidade de itens. “A primeira previsão foi superada de cara, fizemos outra viagem e vendemos tudo”, relatou.