A instabilidade na economia afetou diretamente os catarinenses e resultou numa freada nas vendas do comércio. Tanto que o Dia dos Pais não deve registrar crescimento para o varejo em comparação ao ano anterior, seguindo a tendência verificada nas demais datas comemorativas de 2015.
Esta é a expectativa de Ivan Tauffer, presidente da Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC). “Porém, temos a certeza de que o lojista está mais consciente e se programou bem para o período, por isso não acreditamos que será negativo. Entretanto, se houver aumento real das vendas será pouco representativo, na casa de 0,1%”, diz ele.
Tauffer acredita que os consumidores gastarão individualmente menos do que no ano passado. Os produtos mais procurados, em ordem de preferência, são: vestuário, perfumes e cosméticos, calçados, celulares e DVDs.
“Os itens de perfumaria estão entre os preferidos, embora não representem vendas em volume suficiente para fazer frente aos artigos de vestuário”, avalia o presidente.