Iniciativa é realizada em parceria com Sindicato de Florianópolis.
Pensando em minimizar o problema da falta de mão de obra qualificada no setor turístico de SC, a Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Santa Catarina e o Sindicato de Florianópolis têm promovido cursos gratuitos de qualificação para pessoas interessadas em trabalhar no setor em diversas áreas: governanta, camareira, garçom, recepcionista, barman.
A idéia agora é criar um banco de talentos com informações completas sobre os participantes para que os empresários do setor possam buscar mão-de-obra qualificada, principalmente com a proximidade da temporada. “Tem muita gente fazendo o curso, mas nem sempre consegue colocação imediata no mercado de trabalho. Por outro lado, os empresários precisam contratar e treinar pessoas novas. Com este banco de talentos vamos aproximar a oferta da demanda”, afirma o presidente do Sindicato, Tarcísio Schmitt.
A iniciativa começou em 2008, com o Projeto de Qualificação e Melhoria no Atendimento para Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, com recursos do Funturismo. Foram realizados 23 cursos gratuitos com a participação de mais de 500 alunos. Este ano, a Federação e o Sindicato já realizaram três: camareira, recepção e garçom. Para os meses de julho e agosto estão agendados outros três: camareira (13 a 17 de julho), recepcionista e garçom (3 a 7 de agosto). As vagas são limitadas e os interessados devem entrar em contato com o Sindicato pelo telefone (48) 3224.8233.