spot_imgspot_img
Florianópolis, 16 janeiro 2025

FCDL lança 5ª edição de concurso literário nesta segunda-feira em Florianópolis

VariedadesFCDL lança 5ª edição de concurso literário nesta segunda-feira em Florianópolis
spot_img
spot_img

Compartilhe

‘Se você tivesse superpoderes, o que faria para preservar o planeta?’ é o tema da quinta edição do Recicla CDL na Escola, que será lançado nesta segunda-feira, 17, às 14h, na sede da Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC), em Florianópolis.

O programa é um concurso literário, com duas modalidades – desenho e redação – e estimula os estudantes de todo o estado a refletirem sobre o papel dos seres humanos na preservação e conservação do meio ambiente.

Ivan Tauffer, presidente da federação, diz que a iniciativa reforça um dos princípios da entidade. “Uma das nossas finalidades é desenvolver atividades relacionadas ao meio ambiente. O Recicla CDL na Escola é um grande aliado para promover essa conscientização, pois além de mobilizar os alunos, alcançamos familiares e professores.” Para ele, “os estudantes são estimulados a desenvolver a criatividade, colocando no papel as percepções sobre o mundo em que vivemos e o que desejamos encontrar nas próximas décadas”.

O concurso quer, ainda, mostrar que é necessário mudar as atitudes e desenvolver uma consciência ética e participativa dos indivíduos. Podem participar estudantes do ensino fundamental (1º ao 9º ano) regularmente matriculados nas escolas públicas municipais de Santa Catarina, inscritas previamente no programa.

Liga Sustentável

Este ano, o concurso ganha o reforço da Liga Sustentável, um grupo de super-heróis que lutam pela preservação do planeta e nasceram exclusivamente para promover o projeto. A turminha é formada por cinco integrantes: Menina Metálica, Power Plástico, Paper Boy, Garoto de Vidro e Papão. O grupo deverá crescer nas próximas edições, com novos personagens.                      

Além da reformulação visual da papelaria do concurso (ficha de inscrição, folha de redação e envelope) e do material de divulgação tradicional como cartazes, por exemplo, a campanha inova com peças exclusivas para as crianças como uma cartela de adesivos com os integrantes da Liga.

Destaque para o primeiro episódio, uma animação de aproximadamente 3 min e um game aplicativo para tablets e celulares. Ao final do concurso, também serão distribuídos calendários com os desenhos dos 10 vencedores.