spot_imgspot_img
Florianópolis, 17 janeiro 2025

FCC retoma Projeto Bandas em Santa Catarina

GeralFCC retoma Projeto Bandas em Santa Catarina
spot_img
spot_img

Compartilhe

A assessoria de imprensa da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) informa que a instituição, por meio do Museu de Imagem e Som de Santa Catarina (MIS/SC), está retomando o Projeto Bandas em Santa Catarina, com a atualização e cadastro de novas bandas por meio de um formulário eletrônico disponível na Internet.

O Programa Nacional Bandas de Música (Projeto Bandas) foi criado pela Fundação Nacional de Arte (Funarte) do Ministério da Cultura, em 1976. Em parceria com órgãos estaduais de cultura e prefeituras municipais, o projeto tem como objetivo incentivar a manutenção de bandas musicais, públicas ou privadas, por meio do cadastramento de bandas; doação de instrumentos musicais; promoção e apoio à realização de cursos para formação e aperfeiçoamento de mestres e instrumentistas de bandas; promoção e apoio à realização de cursos de manutenção e reparos de instrumentos musicais e apoio à publicação e distribuição de partituras musicais para bandas de música.

A intenção da FCC é promover projetos específicos, de acordo com a corporação e sua comunidade, que envolvam as secretarias municipais e regionais, incentivem o aprimoramento técnico-musical e administrativo, bem como a circulação e encontro entre as regiões. Desta maneira, busca-se resgatar a autoestima e valorizar os equipamentos existentes, estimulando em jovens e crianças o interesse pela música brasileira. O objetivo do programa é atingir as diversas corporações existentes no Estado e os músicos envolvidos, proporcionando um verdadeiro “despertar” da música instrumental e a inclusão sociocultural por meio deste movimento.

Tendo o Estado de Santa Catarina como parceiro, em sua trajetória o projeto atingiu um total de 103 bandas parceiras entre 1996 e 2006. Entre os anos de 2007 e 2009, realizou uma série de ações, como os Painéis Funarte de Bandas de Música em 2007, as Oficinas de Primavera e de Outono em 2008 e o lançamento da cartilha Projeto Bandas SC em 2009. No mesmo período, efetuou um recadastramento das corporações musicais do Estado (bandas e fanfarras de todas as modalidades, de entidades públicas e privadas, parceiras ou não), com o intuito de diagnosticar quantitativa e qualitativamente a demanda existente.

Fruto de uma tradição musical que vem dos tempos remotos do Brasil Colônia, as bandas de música têm sido um rico celeiro de maestros, músicos e gêneros musicais. Durante três séculos de sua história, o Brasil inteiro parava para ver a banda passar, trazendo alegria e música para todos.