spot_imgspot_img
Florianópolis, 27 novembro 2024
spot_imgspot_img

FCC entrega instrumentos musicais a participantes do Projeto Bandas SC

VariedadesFCC entrega instrumentos musicais a participantes do Projeto Bandas SC
spot_img
spot_img

Compartilhe

No dia 21 de fevereiro, a partir das 15h, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Museu da Imagem e do Som (MIS/SC), fará a entrega dos instrumentos musicais do Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Música 2013 aos participantes do Projeto Bandas SC. A solenidade ocorrerá no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) e terá a participação da coordenadora de bandas do Centro da Música da Funarte/MinC, Rosana Lemos, além de apresentação da Banda Municipal de Araranguá e da Banda da Lapa (Florianópolis), com repertório de músicas brasileiras. As informações são da Assessoria de Comunicação da FCC.

No total, 12 bandas catarinenses foram contempladas no projeto: Banda Municipal de Apiúna; Banda Municipal de Araranguá; Banda da Lapa – Florianópolis; Banda Municipal de Ipira; Banda Municipal de Itapiranga; Associação Musical Amor à Pátria – Jaguaruna; Sociedade Musical "União dos Artistas" – Laguna; Sociedade Musical "Santa Bárbara" – Lauro Muller; Banda Treml – São Bento do Sul; Bandinha do Opa– São Bento do Sul; Sociedade Musical União Tijuquense – SMUT – Tijucas e Banda de Música Instituto Serenata – Três Barras. Na ocasião, serão distribuídos 50 instrumentos musicais, sendo seis bombardões, quatro bombardinos, duas clarinetas, cinco flautas, seis sax tenor, seis sax alto, seis trombones, sete trompas e oito trompetes.

Sobre o projeto
A FCC, por meio do MIS/SC, retomou em 2013 o Projeto Bandas em Santa Catarina, com a atualização e cadastro de novas bandas por meio de um formulário eletrônico disponível na Internet. O Programa Nacional Bandas de Música (Projeto Bandas) foi criado pela Fundação Nacional de Arte (Funarte) do Ministério da Cultura, em 1976. Em parceria com órgãos estaduais de cultura e prefeituras municipais, o projeto tem como objetivo incentivar a manutenção de bandas musicais, públicas ou privadas, por meio do cadastramento de bandas; doação de instrumentos musicais; promoção e apoio à realização de cursos para formação e aperfeiçoamento de mestres e instrumentistas de bandas; promoção e apoio à realização de cursos de manutenção e reparos de instrumentos musicais e apoio à publicação e distribuição de partituras musicais para bandas de música.

De acordo com a Funarte, o Projeto Bandas atende aos conjuntos de sopro e percussão, tradicionalmente designados como “bandas de música”, organizados, na forma da lei, como bandas civis, e que não se confundem com “bandas de rock”, “bandas de pagode”, “bandas folclóricas”, etc. Estão também excluídas do projeto as fanfarras e as bandas marciais de estabelecimentos de ensino públicos ou privados de qualquer nível; as tradicionais “bandas de pífanos” nordestinas (com seu instrumental específico); os conjuntos musicais de instituições religiosas; as bandas militares e assemelhadas. Entretanto, em âmbito estadual, para a participação nas oficinas, caso haja sobra de vagas, será permitida a participação das fanfarras e bandas marciais e militares.

A intenção da FCC é promover projetos específicos, de acordo com a corporação e sua comunidade, que envolvam as secretarias municipais e regionais, incentivem o aprimoramento técnico-musical e administrativo, bem como a circulação e encontro entre as regiões. Desta maneira, busca-se resgatar a autoestima e valorizar os equipamentos existentes, estimulando em jovens e crianças o interesse pela música brasileira. O objetivo do programa é atingir as diversas corporações existentes no Estado e os músicos envolvidos, proporcionando um verdadeiro “despertar” da música instrumental e a inclusão sociocultural por meio deste movimento.