Nesta sexta-feira dia 11, às 19h, o Cine Gênero exibe o longa Artemisia, baseado na história da pintora italiana Artemisia Gentileschi (1593-1653) do período Barroco, uma das primeiras mulheres a serem reconhecidas no mundo das artes e a primeira a ser aceita na Academia de Artes de Florença. Dirigido por Agnès Merlet, o filme é uma coprodução França, Alemanha, Itália.
A atriz Valentina Cervi interpreta a artista, filha do renomado pintor italiano Orazio Gentileschi. Apoiada pelo pai a seguir a carreira, a jovem pintora de afrescos enfrenta os tabus impostos às mulheres no século XVI, proibidas de pintar o nu artístico ou de entrar na Academia de Arte. O filme provocou grande controvérsia na época pela maneira como retratou o estupro de Artemísia por seu mentor Agostino Tassi (Mike Manojlovic).
As Jornadas de Gênero, Teatro e Cinema são realizadas mensalmente e discutem questões de gênero por meio da análise de obras teatrais e cinematográficas. No dia da sessão haverá uma conversa com a professora Dra. Joana Maria Pedro, editora de artigos da Revista Estudos Feministas e uma das coordenadoras do IEG – Instituto de Estudos de Gênero, sediado na UFSC.
Artemisia
(Artemisia)
De Agnès Merlet, França/Alemanha/Itália, 1997, 97 min. Drama.
Biografia de Artemisia Gentileschi (1593-1653), uma das primeiras mulheres a serem reconhecidas no mundo das artes.
O quê
Cine Gênero
Quando
11/03, 19h
Onde
Fundação Cultural Badesc, rua Visconde de Ouro Preto 216. Centro
Quanto
Entrada gratuita