spot_imgspot_img
Florianópolis, 17 janeiro 2025

Fundação Cultural Badesc lança livros sobre projetos arquitetônicos e patrimônio cultural nesta segunda-feira

VariedadesFundação Cultural Badesc lança livros sobre projetos arquitetônicos e patrimônio cultural nesta...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Os livros ”Traços e palavras sobre o processo projetual em arquitetura”, de Eduardo Castells e ”Patrimônio cultural e cidade contemporânea”, de Alicia Norma González de Castells e Letícia Nardi serão lançados nesta segunda-feira, 17, às 19h na Fundação Cultural Badesc. Ambos são publicações da Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC). O evento é gratuito e os livros serão vendidos a preço promocional durante o lançamento.

Traços e palavras sobre o processo projetual em arquitetura funciona como um manual de consulta, contendo informações básicas e essenciais à formação e qualificação profissional de estudantes e jovens arquitetos, por isso a linguagem simples e direta. O livro é estruturado em três partes: a primeira aborda a questão dos “métodos e lógicas”, a segunda foca nas “práticas e modalidades” e a terceira é dedicada às “práticas e modalidades”. Segundo o autor, o livro é centrado nos momentos iniciais da projeção arquitetônica: o que se faz, como se faz e com quais ferramentas. Eduardo Castells atualmente é professor na Universidade Federal de Santa Catarina, com pesquisa e docência na área de projetos urbanos de arquitetura.

O livro Patrimônio cultural e cidade contemporânea reúne textos de 15 autores, que promovem a reflexão sobre como as cidades tratam atualmente seu patrimônio cultural. A partir de experiências e pesquisas, essa é uma contribuição para a formulação de políticas públicas na dimensão urbana contemporânea. De acordo com Alicia Norma González de Castells, que assina a apresentação da obra e atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSC, o interesse dos autores é bastante amplo: problematizar o debate sobre gentrificações urbanas, formas de gestão do patrimônio, embates referentes ao papel do patrimônio industrial na cidade e as interfaces da categoria da paisagem cultural.