Vencedores das categorias impresso e televisão receberão R$ 5 mil cada, em solenidade realizada no próximo dia 27, na sede da ACI
Na terça-feira, 27, às 19h, será realizada a entrega do 3º Prêmio Fatma de Jornalismo Ambiental, na sede da Associação Catarinense de Imprensa (ACI). Com o slogan “Para jornalistas ambientalmente responsáveis”, o prêmio pagará o valor de R$ 5 mil aos vencedores estaduais das categorias impresso e televisão, além de entregar troféus aos vencedores regionais e certificados a todos os finalistas. A premiação faz parte da Semana Catarinense de Imprensa, organizada pela ACI, que acontece entre 23 de julho e 11 de agosto. Com o foco na história e na valorização dos profissionais de comunicação, a semana realizará homenagens, lançamentos de livros e entregas de prêmios.
O prêmio aceitou inscrições de matérias veiculadas no período de 1º de abril de 2009 a 31 de março de 2010, no Estado de Santa Catarina, e teve como objetivo reconhecer as contribuições dos jornalistas e de veículos de comunicação social na divulgação de assuntos referentes à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável. “Pretendemos jogar uma semente de responsabilidade sustentável para a sociedade e nada melhor que a imprensa para apresentar esses casos em Santa Catarina”, afirma o presidente da Fatma, Murilo Flores.
Foram selecionados vencedores regionais na categoria impresso das cidades de Brusque, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Palmitos, Joinville, Lages, Palhoça e Tubarão. Em televisão, são finalistas trabalhos desenvolvidos pela RIC Record, Record News SC, TV Litoral Panorama e RBS TV. Na categoria rádio não haverá premiação, pois não foi alcançado o número mínimo de inscritos.
O prêmio tem o patrocínio da Tractebel Energia e apoio institucional da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), da Associação Catarinense de Rádio e Televisão (Acaert), da Associação dos Diários do Interior (ADI), da Associação dos Jornais do Interior (Adjori), do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina (SJSC) e da Fábrica de Comunicação.
Lista dos finalistas:
Impresso
Alexandre Lenzi (Diário Catarinense – Florianópolis*)
Ana Paula Roncaglio (O Jornal – Concórdia)
Analu Slongo (O Jornal – Concórdia)
Amanda da Silva Menger (Diário do Sul – Tubarão*)
Deyse Christiane Pessoa Rodrigues (Correio Lageano – Lages*)
Elton de Souza (Município Dia a Dia – Brusque)
Fernanda Rodrigues (Jornal da Manhã – Criciúma*)
Jaqueline Tomiello e Celso Tadeu Lucca (Correio do Oeste – Palmitos)
José Valdenir Bulin (Palavra Palhocense – Palhoça)
Júlia Pedrozo Pitthan (A Notícia – Joinville*)
* sede das regionais
Televisão
Bárbara Consone Miszewski – “Lixo Eletrônico” – Record News SC – Florianópolis
Daiana Brocardo, Roberta Dietrich, Ildo Silva e Denílson da Rocha Júnior – “Rio Camboriú – Da Nascente a Foz” – TV Litoral Panorama – Balneário Camboriú
Giovana Perine e Ildiane Silva – “Levantamento Florestal de Santa Catarina” – RBS TV – Florianópolis
Rafael Belincanta – “’La Playa’ de Canasvieiras: O Combate à Poluição” – RBS TV – Florianópolis
Thaís Andrioli – “Lixo Eletrônico” – RIC Record – Florianópolis
SERVIÇO:
O quê: 3° Prêmio Fatma de Jornalismo Ambiental
Quando: 27 de julho, às 19h
Onde: Associação Catarinense de Imprensa – Rua Victor Meirelles, nº55 . Centro – Florianópolis