spot_imgspot_img
Florianópolis, 19 janeiro 2025

Fapesc apoia obra sobre Museu das Crianças

VariedadesFapesc apoia obra sobre Museu das Crianças
spot_img
spot_img

Compartilhe

Pomerode e a Costa da Lagoa, em Florianópolis, estão entre os lugares pesquisados para a publicação do livro “Museu das Crianças: a experiência piloto no Brasil”, editado com recursos do governo estadual e federal.

A obra propõe uma forma de educação complementar àquela oferecida em escolas tradicionais, mediante a criação de espaços culturais e lúdicos para as crianças conhecerem detalhes das etnias das quais descendem, entre outras curiosidades. Também dá uma visão panorâmica de projetos similares no mundo, já que os Museus das Crianças surgiram com a associação Hands on Europe, na qual o Brasil é representado por Vera Lúcia Chacon Valença, autora do livro editado pela Universidade Federal de Pernambuco e a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Ela conta: “a pesquisa piloto foi realizada em 2000, em Florianópolis, com crianças descendentes açorianas, na única escola existente na Costa. Em 2002 foi a vez de Pomerode, município de descendência alemã”. No ano seguinte, Vera Lúcia obteve financiamento da Fapesc para ampliar o universo pesquisado em outros municípios, conseguindo que crianças de origem japonesa, austríaca, italiana, russa, polonesa, indígena e ucraniana respondessem a questionários sobre tradições e suas percepções a respeito do que é uma obra de arte.

A autora viajou também para conhecer Museus de Crianças em diversos países, e na França se surpreendeu com os Ateliês de Bebês. Com esta bagagem cultural, está engajada na criação de um museu do gênero em Pomerode, capaz de se tornar “uma grande ferramenta na difusão e no apoio as pesquisas que se vêm desenvolvendo nos vários espaços físicos e virtuais, aqui e fora do Brasil”, nas palavras do historiador Francisco do Vale Pereira.