spot_imgspot_img
Florianópolis, 24 janeiro 2025

Fanfarra da Ponte promove Fanfarraiá, festa junina gratuita e aberta ao público no Centro de Floripa no próximo domingo

VariedadesFanfarra da Ponte promove Fanfarraiá, festa junina gratuita e aberta ao público...
spot_img
spot_img

Compartilhe

O evento conta com diversas atrações musicais que unem São João e Carnaval; e também será ponto de coleta para doação de cobertores, agasalhos e alimentos para população de rua

Fanfarraiá 2022 – Foto: Pedro Malamam

Florianópolis, 4 de julho de 2022 - A Fanfarra da Ponte (@fanfarradaponte), projeto que une musicistas, músicos e estudantes de sopro e percussão, anuncia o Fanfarraiá 2023, festival que une São João e Carnaval, com blocos e bandas que tocam de forró a marchinhas, passando por outros ritmos brasileiros como xote, xaxado e baião. O evento é gratuito, mas aceitará contribuições espontâneas que serão essenciais para a continuidade das atividades do Núcleo de Estudos da Fanfarra da Ponte, que forma novos musicistas. Além disso, parte da renda será convertida para organizar apresentações em locais carentes de cultura da cidade, e também para que as fanfarras presentes possam participar do festival HONK em Brasília.O evento é aberto ao público, e está marcado para o próximo domingo, dia 23 de julho, na Praça Tancredo Neves, a partir das 13h. As atrações já confirmadas para animar a festa incluem os blocos Fleshow meu Coração, Filhas de Eva e Charanga Encarnada, o trio de DJs Amor, Purpurina e Sacanagi; DJ Monteiro, Fanforró - Arrumadinho de Forró da Fanfarra, além da Fanfarra da Ponte. 

“Essa é a segunda edição do nosso evento que tem como objetivo arrecadar fundos para dar continuidade à formação de novos músicos, para nossa preparação para o Carnaval 2024 e também para organizarmos apresentações da Fanfarra em locais carentes de cultura na cidade, levando cor e música pelos quatro cantos da Ilha da Magia”, explica Mônica Becker, uma das produtoras da Fanfarra da Ponte.
No evento também haverá coleta de alimentos para o Movimento da População de Rua de SC – @movpopruasc (arroz, feijão, macarrão e azeite), cobertores, agasalhos e produtos de higiene. A entidade vem organizando assistência e alimentação para moradores em situação de rua da capital há anos. “Desde o seu nascimento, a Fanfarra da Ponte sempre esteve conectada com diversas ações sociais. Ao longo do ano interagimos com muitas comunidades da cidade, e no Fanfarraiá não poderia ser diferente”, diz Rafael Rodrigues, que é um dos idealizadores da Fanfarra e vem articulando as ações com movimentos sociais locais.
É possível comprar canecas personalizadas do evento, à venda pelo Instagram (@fanfarradaponte), que vêm com cordinha e incluem um quentão gratuito. A festa contará com diversas comidas e bebidas típicas juninas, e as canecas também poderão ser adquiridas na hora, em mais uma forma de contribuir com a Fanfarra e o Movimento da População de Rua de SC. Promovido pela Fanfarra da Ponte e com produção da Base Cultural, o evento conta com apoio cultural da ARV Construções, Kilariô, Bugio Centro, e Capuano Brand e Design, Fundação Franklin Cascaes e Prefeitura de Florianópolis.
“Nosso Fanfarraiá é gratuito, espontâneo e aberto à diversidade. Todos são bem-vindos para fanfarrear com a gente em ritmo de Carnaval e de São João, levando alegria ao centro de Floripa e apoiando a cultura popular na nossa cidade”, complementa Eva Figueiredo, uma das professoras dos Núcleos de Estudos que formam novos musicistas.

Sobre a Fanfarra da Ponte
A Fanfarra da Ponte nasceu no Carnaval de 2020 com um pequeno grupo de músicos que, com o desejo de colorir e balançar as ruas de Florianópolis, levou seu estandarte e seu cortejo pelo Centro da cidade. Com a intenção de promover a experiência de construir o Carnaval junto com o povo, na rua, o grupo colocou as tradicionais marchinhas carnavalescas em seu merecido lugar ao sol e, ao mesmo tempo, trouxe diversas outras canções populares da atualidade, vestindo esse repertório com uma roupagem própria.

A partir desta primeira experiência, seus criadores perceberam a potencialidade da Fanfarra da Ponte como objeto de formação musical. Contemplado em 2022 pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, o coletivo realizou um processo seletivo e em janeiro iniciou o 1º Núcleo de Estudos de Sopros e Percussão da Fanfarra da Ponte, com 90 participantes. Desde então, já foram realizadas mais de 25 apresentações e 12 turmas de aulas com os professores Eva Figueiredo (clarinetes e clarone), Bruno Passos (trompetes e trombones), Osvaldo Pomar e Ricardo Lagartixa (percussão).

Programação Completa
Praça Tancredo Neves
13h – Amor, Purpurina e Sacanagi
14h30min – Fleshow Meu Coração
15h30min – Amor, Purpurina e Sacanagi
15h45min – Filhas de Eva
16h45min – DJ Gustavo Monteiro
17h15min – Fanfarra da Ponte
18h15min – DJ Gustavo Monteiro
18h45min – Charanga Encarnada
20h – Fanforró – Arrumadinho de forró da Fanfarra

Serviço:
Fanfarraiá 2023
Quando: Domingo, 23 de julho, às 13h
Onde: Praça Tancredo Neves
Informações: www.instagram.com/fanfarradaponte
Evento gratuito e aberto ao público
Barracas de comes e bebes típicos juninos
Em caso de chuva o evento será adiado