Desde maio deste ano, a campanha Disputa de Casas está sendo realizada na cidade de Florianópolis. A ação é uma parceria das marcas Brastemp, da Whirlpool Latin America, e Finish, da Reckitt Benckiser (RB) para reduzir o consumo de água por meio de mudanças de hábitos comprovadamente eficazes, como o uso da lava-louças. Na Capital a ação conta com apoio da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) e do Governo de Santa Catarina e nesta edição foram instaladas 50 lava-louças nas casas das famílias selecionadas. Até o momento, foram economizados cerca de 160 mil litros de água.
Os participantes da Disputa de Casas Florianópolis já foram orientados sobre uso racional da água e recebem visitas dos promotores da campanha para acompanhar o progresso. As 50 famílias que registrarem a maior redução do volume de água consumida, em comparação ao mesmo período de 2013, serão premiadas com lava-louças Brastemp e receberão produtos Finish por um ano. O resultado será divulgado em agosto.
Se as famílias mantiverem essa média alcançada até o momento ao longo do ano irão economizar quase 50 mil litros em 12 meses, ou seja, cinco caminhões-pipa de 10 mil litros. Essa quantidade de água economizada seria suficiente para abastecer cada uma dessas famílias por 10 anos.
A lava-louças foi o produto escolhido como um dos símbolos de economia na campanha. “A economia de água com o uso da lava-louças é real e comprovado por pesquisas, que indicam o gasto de até seis vezes menos água em relação a uma lavagem manual. Essa é uma das soluções para a estiagem de água tão comentada no país e também para o melhor aproveitamento dos recursos hídricos. Sem contar na economia de tempo que o produto traz aos consumidores”, explica Armando Ennes do Valle Jr., Vice-Presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Whirlpool.
Os voluntários que participam da disputa são orientados a só abrirem as torneiras quando necessário e a mudar a rotina doméstica no banheiro, na cozinha, na lavanderia e em outros ambientes.
Individualmente, há famílias que conseguiram 20% de economia na conta de água em relação ao consumo no mesmo período de 2013. Em valores, há registro de economia de 24 mil litros ou cerca de R$ 300.
Disputa de Casas
A capital de Santa Catarina foi escolhida para sediar a segunda edição da disputa que descobrirá as famílias que mais economizam água.
No ano passado, a campanha foi realizada em São Roque, no interior de São Paulo, onde 780 mil litros – o equivalente a 80 caminhões pipa – foram economizados no período de dois meses em 90 casas com média de 3 a 5 moradores