spot_imgspot_img
Florianópolis, 24 novembro 2024
spot_imgspot_img

FAM 2022 – Sustentabilidade: 26ª edição do Festival promove três palestras com temática sustentável

EventosFAM 2022 – Sustentabilidade: 26ª edição do Festival promove três palestras com...
spot_img
spot_img

Compartilhe

O  Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM ainda possui uma séries de ações sustentáveis nos bastidores da produção

A 26ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM tem como principal temática a Sustentabilidade em seus três eixos: ambiental, econômico e social. Além de uma série de ações realizadas dentro da produção do Festival, o FAM traz a pauta em discussão na programação de seu evento de mercado — o Encontro de Coprodução do Mercosul – ECM+LAB —, com três palestras nos dois últimos dias de evento.

Na terça-feira (27), às 14h, Debora Ivanov aborda sobre a Sustentabilidade Econômica no Audiovisual. Às 16h, Sustentabilidade Social no Audiovisual é tema da palestra com Alejandra Marano. Já na quarta-feira (28), às 15h, Soledad Chiarino tratará sobre a Sustentabilidade Ambiental no Audiovisual. Todos os encontros acontecem no Majestic Palace Hotel, e são voltados para os participantes e ouvintes do ECM+LAB 2022.

Ações nos bastidores do FAM

Com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), no contexto da Agenda 2030, a Associação Cultural Panvision realiza uma série de ações em seus festivais pensadas na diminuição do impacto ambiental.

No FAM 2022, por exemplo, as práticas partem da redução de material gráfico impresso; os banners, que após utilizados no Festival serão destinados à reciclagem; e a composição dos crachás usados pela equipe do Festival, convidados, realizadores e participantes das atividades no geral. Novidade nesta edição, eles foram fabricados pela Papel Semente, empresa ecológica que utiliza sementes de flores e hortaliças no processo de fabricação do papel. A iniciativa possibilita que, após utilização, os crachás sejam plantados, germinando novas flores e ervas medicinais.

A discussão “Sustentabilidade no Setor Audiovisual” também dá continuidade nas sessões de filmes. Na segunda-feira (26), o Conversas FAM de Cinema tem como temática “Meio Ambiente e Acessibilidade”, e exibe os curtas Por Dentro das Árvores, de Francisco de Paula, Teo, o Menino Azul, de Hygor Amorim, Assum Preto, de Bako Machado, e Nonna, de Maria Augusta V. Nunes. Outro filme que também teve toda a sua produção pensada de maneira sustentável é o longa Mares do Desterro, filme convidado que encerrará a 26ª edição do FAM. Dirigido pela catarinense Sandra Alves, o longa-metragem será exibido após a Cerimônia de Premiação, na quarta-feira (28), às 20h30.

A Panvision também executa, desde 2021, o projeto do Selo verde EcoVision, que visa promover a sustentabilidade ambiental, econômica e social das produções audiovisuais latinoamericanas. No primeiro semestre de 2022 foi lançada a pesquisa EcoVision, voltada para produtores do audiovisual dos países latino-americanos, com o intuito de identificar aspectos sustentáveis dentro da indústria e embasar a aplicação do Selo. O questionário continua disponível, e pode ser realizado através do formulário https://forms.gle/n7ofJ4tqS8fXLxE36

O 26º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2022 é produzido através da Lei de Incentivo à Cultura com Patrocínio Itaú Unibanco, Vero Internet e Sebrae, realização da Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Prêmio Catarinense de Cinema 2021, Fundação Catarinense de Cultura, Estado de Santa Catarina, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo.