spot_imgspot_img
Florianópolis, 17 janeiro 2025

Expresso Rural e Camerata Florianópolis abrem temporada de espetáculos 2023, com novo projeto do Rock Rural catarinense

VariedadesExpresso Rural e Camerata Florianópolis abrem temporada de espetáculos 2023, com novo...
spot_img
spot_img

Compartilhe


O grupo Expresso Rural abre o roteiro de shows do ano na parceria consagrada com a Camerata Florianópolis há 7 anos. O concerto, regido pelo maestro Jeferson Della Rocca e com arranjos do pianista Luiz Zago, será no próximo dia 11 de fevereiro (sábado), no Teatro Ademir Rosa (CIC), em Florianópolis, às 21h. A produção do espetáculo é de Maria Elita Pereira, e os ingressos estão à venda no site www.blueticket.com.br.

O ano de 2023 será marcado também pelo lançamento do projeto do Expresso Rural, que prevê uma série de shows pelo Estado e que vai mostrar toda a originalidade do grupo ao longo de 40 anos de história, bem como o lançamento de 10 músicas. O projeto recebe a produção executiva de Eveline Orth e prevê parcerias inéditas com grandes nomes da MPB.

MÚSICA NOVA

Entre várias músicas do Expresso Rural, no espetáculo com a Camerata, uma das novidades é a canção “Paraíso”, do novo álbum do grupo e que está em todas as plataformas musicais e clipe no YouTube. Além de “Paraíso”, os grandes sucessos estarão presentes, como “Certos Amigos”, “Manhãs do Sul do Mundo” e “Rock Rural”, marcas do grupo expoente do rock rural do Brasil e responsável por algumas das melodias mais conhecidas da música catarinense.

O clipe de “Paraíso” –  https://youtu.be/q-OVMOP_gVU – foi viabilizado através do apoio cultural das empresas Koerich e Ibagy e o patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Prefeitura de Florianópolis e Orth Produções.

DELLA ROCCA

O Maestro Jeferson Della Rocca define assim a parceria com o Expresso Rural: “É sempre um grande prazer para todos nós da Camerata Florianópolis estarmos no mesmo palco com o Expresso Rural, banda que representa muito bem o que há de melhor na música popular catarinense. Mesmo depois de quase 40 anos de história, ter dezenas de suas belíssimas músicas entre as mais tocadas em todo Brasil, ainda teremos novas composições do novo álbum neste primeiro encontro do ano”.

Para Zeca Petry, gravar e estar ao lado da Camerata Florianópolis em tantos projetos é algo muito especial. “É uma benção estar ao lado de músicos da primeira linha do país e o Maestro Jeferson Della Rocca consolida de forma magistral a nossa parceria”, afirma Zeca.

A empresária Eveline Orth, da Orth Produções, afirma: “É uma honra estar à frente deste projeto artístico. O Expresso Rural, além de ter uma trajetória artística consolidada como banda, preconizou o movimento musical do Rock Rural de Santa Catarina para o Brasil”.

O LEGADO DO EXPRESSO RURAL

O grupo Expresso Rural começou com o encontro de Zeca Petry e Daniel Lucena no começo da década de 80. Em 1983, com uma formação mais consolidada, grava seu primeiro LP, “Nas Manhãs do Sul do Mundo”. Este disco foi sucesso de público e mídia e dois anos depois o grupo grava outro ícone da música regional, “Certos Amigos”. Depois de um tempo e cada músico seguindo carreiras independentes, em 2007 o Expresso Rural se reúne para um show em homenagem ao tecladista Márcio Corrêa e retoma a carreira com o lançamento de vários trabalhos, marcando a progressiva história de sucesso do grupo. Em 2020, os fundadores do Expresso decidem que é hora de lançar um álbum com canções inéditas e juntamente com os integrantes atuais do grupo – o baterista Ricardo Malagoli e o vocalista Jack Moa, em parceria com os músicos Robson Dias e Luciano Nogueira – iniciam os ensaios e seleção do repertório.  Mas no meio do processo, o maior compositor do grupo, Daniel |Lucena, faleceu, causando uma interrupção no trabalho do grupo. Passado o tempo do luto, o grupo entrou novamente em estúdio e gravou a base das novas músicas. No ano passado o Expresso Rural fez uma parceria com a Orth Produções, que começou a fazer a gestão de carreira do grupo, e realizou shows com artistas que os inspiraram, como Kleiton&Kledir, Guarabyra e Tavito. Ao mesmo tempo, terminou a gravação do álbum “Na Estrada”, marcando a continuidade do trabalho do grupo com força total nos palcos.

CAMERATA FLORIANÓPOLIS

A Camerata Florianópolis foi fundada em 1994 pelo maestro Jeferson Della Rocca e vem desde então atuando ininterruptamente, sempre com significativa participação e relevância na agenda cultural de Santa Catarina. Gravou 13 CDs e 5 DVDs e se apresenta regularmente em diversas cidades do Estado de Santa Catarina, outros estados do Brasil e países da Europa. Com mais de 1200 espetáculos na bagagem, a orquestra figura hoje entre os mais importantes grupos do gênero no Brasil e realiza neste ano de 2023 sua 30ª Temporada de Concertos. Desde 1998, a Camerata tem a produção executiva de Maria Elita Pereira.

FICHA TÉCNICA DO ESPETÁCULO
REGÊNCIA: Jeferson Della Rocca
ARRANJOS: Luiz Zago
MÚSICOS: Zeca Petry (violões, banjo, guitarra e vocais), Ricardo Malagoli (baterista), Jack Moa (violão e vocais), Robson Dias (baixo e vocais) e Luciano Nogueira (teclados e vocais)
PRODUÇÃO: Maria Elita Pereira
COORDENAÇÃO DE PALCO: Leonardo Boechat

FOTO CAMERATA: Tóia Oliveira

SERVIÇO
O QUE? Expresso Rural e Camerata Florianópolis
QUANDO? 11 de fevereiro de 2023, às 21h
ONDE? Teatro Ademir Rosa – CIC – Florianópolis
INGRESSOS? www.blueticket.com.br