spot_imgspot_img
Florianópolis, 5 fevereiro 2025
spot_imgspot_img

Exposição com fotos de Marc Riboud abre nesta terça-feira no Shopping Iguatemi

VariedadesExposição com fotos de Marc Riboud abre nesta terça-feira no Shopping Iguatemi
spot_img
spot_img
spot_img

Compartilhe

O Shopping Iguatemi abre nesta terça-feira, 10, uma exposição com 60 das mais representativas fotos de Marc Riboud, um dos gigantes da fotografia mundial. A mostra fica aberta à visitação até o dia 31, nos pisos L2 e L3 do shopping.

Da década de 1950 aos dias de hoje, Riboud capturou imagens da China, Rússia, Vietnã, Estados Unidos, Oriente Médio, África e Europa em um estilo que marcou a forma de representar o mundo no século 20.

A mostra é composta por fotografias capturadas em 50 anos de carreira – incluindo uma sessão especial com as tiradas em sua viagem pelo Brasil, em 2009.

Integrante da tradicional escola francesa de fotografia – grupo que fundou o estilo conhecido como humanista –, Riboud disparou seus primeiros cliques durante a Exposição Universal de Paris, em 1937, com a pequena câmera Vest Pocket com que seu pai lhe presenteou ao completar 14 anos.

Em 1944, defendeu seu país na Segunda Guerra Mundial, participando dos combates em Vercors. De 1945 a 1947, bateu ponto como engenheiro (profissão que estudou em sua cidade natal, Lyon) em uma fábrica.

Em 1953, já dedicado integralmente ao universo das lentes e filmes, Ribaud conseguiu publicar a foto de um operário pintando a Torre Eiffel na revista americana Life. A imagem, uma das mais emblemáticas de seu acervo, chamou a atenção de Henri Cartier-Bresson, que o convidou para juntar-se a outro mestre da fotografia, Robert Capa, na famosa agência Magnum. Começava aí um período de andanças por todo o planeta, sempre com um olhar diferente para a realidade que se descortinava à sua frente.

Hoje com 89 anos, Ribaud já não vai mais tanto atrás dos acontecimentos, preferindo ficar em sua casa, em Paris. Mas o amor pela sua arte continua mais vivo do que nunca: “Mais do que uma profissão, para mim a fotografia sempre foi uma paixão, uma paixão que beira a obcessão”, declarou.

Veja mais fotos de Riboud aqui.