spot_imgspot_img
Florianópolis, 23 novembro 2024

Exposição Persona reúne trabalhos de Carlos Asp na Capital a partir desta quarta-feira

VariedadesExposição Persona reúne trabalhos de Carlos Asp na Capital a partir desta...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Será aberta nesta quarta-feira,21, às 19h30, na Capital a exposição Persona, do artista Carlos Asp. O trabalho é fruto dos 14 meses que o artista trabalhou com presidiárias na Penitenciária Feminina de Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre. Mais cedo, às 18h, o artista fala sobre sua vivência em conversa com o público no Museu Victor Meirelles, com a participação do artista e amigo Giba Duarte, que realiza no local a exposição Livros. O encontro terá também a presença de Fernando Boppré, curador das duas mostras. A exposição na Galeria Vecchietti pode ser visitada até dia 4 de outubro, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.

Persona representa um “autorretrato com as sobras do mundo. Ver o belo no desconforme, no (i) mundo”, descreve Carlos Asp. Na exposição, o artista propõe a “reconstrução do eu” como uma reflexão sobre sua própria vida, espalhada pela cidade em obras expostas nos museus, instituições culturais e na casa das pessoas. Usando caixas de chá, de remédios, de alimentos e embalagens em geral, Asp faz recortes e colagens, brinca com as palavras, com as imagens e o design, transformando objetos em anotações visuais. A última exposição individual realizada pelo artista na capital catarinense ocorreu em 2008.

Natural do Rio Grande do Sul, Carlos Asp vive e trabalha em Florianópolis há três décadas, destacando-se pelos desenhos que produz a partir da saturação de camadas de grafite aplicadas sobre os papéis. Por meio do gesto de traçar e do colorir, o artista consegue criar campos relacionais que dialogam com as paisagens interiores de cada um. “Ele é o sujeito que nunca deixou de ter um olhar terno para o céu, para as estrelas e para as miudezas das coisas que se espalham sobre a terra”, observa Fernando Boppré.

Oficina de desenho
No sábado (24), das 10h às 13h, na Rua Victor Meirelles, Carlos Asp ministra oficina de desenho ao ar livre, aberta ao público. A atividade acontece integrada ao Corredor das Artes (Projeto Viva a Cidade), que também terá a participação do artista Giba Duarte. Durante a oficina, os participantes serão orientados a exercitar o olhar, sentir o que está sendo produzido e escrever sobre isso. A ação educativa será coordenada por Fernando Boppré.

As inscrições para a oficina podem ser feitas na Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, pelo telefone (48) 3324-1415, ou pelo e-mail da Diretoria de Artes (artesvisuais.ffc@gmail.com). É importante que os participantes levem papel e lápis HB e 6B, entre outros materiais apropriados para desenho.