As tradicionais canoas entalhadas no tronco de Guarapuvu são o destaque da mostra Arte de Navegar, montada na praça central do Continente Park Shopping, às margens da BR-101, em São José. Com o objetivo de resgatar a tradição dos imigrantes açorianos, as canoas ficarão expostas para o público até o dia 29 de fevereiro. As informações são da assessoria da prefeitura de São José.
A mostra é realizada pela Prefeitura de São José, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo. As nove canoas expostas trazem um pouco da história dos índios, criadores das canoas, e os imigrantes açorianos, que adaptaram as embarcações para o uso no mar.
Com entrada gratuita, a mostra apresenta dois tipos de canoas que foram produzidas manualmente: a de borda lisa, para serem usadas em mares mansos, e a bordada, que recebe um reforço na lateral para oferecer mais segurança aos pescadores ao quebrar a rebentação em mares mais agitados.
O artista plástico e curador da exposição, Lourival Medeiros, neto e filho de pescador, lembrou que antigamente o avô fazia o trabalho manual em São José e levava mais de um mês para ficar pronto.
Para aflorar ainda mais as recordações e não deixar a cultura dos pescadores morrer, Lourival, com o apoio da Fundação de Cultura, criou uma regata de canoas. A segunda edição do evento será realizada no dia 20 de março, na praia do Centro Histórico de São José. Na oportunidade, as canoas expostas na mostra serão colocadas no mar.