spot_imgspot_img
Florianópolis, 28 novembro 2024
spot_imgspot_img

Exposição fotográfica do cineasta Marco Martins será exibida no Espaço Cultural do BRDE

VariedadesExposição fotográfica do cineasta Marco Martins será exibida no Espaço Cultural do...
spot_img

​Sustentabilidade

​A certificação ambiental  Selo Eco Local Recicla entregou no...

Personalizar o cardápio é a tendência em festas de 15 anos

Hotel de Florianópolis investe em opções sob medida para...

DJI anuncia o novo DJI Mic Mini: Microfone pequeno, leve e discreto

Novo modelo pesa apenas 10 gramas, conta com cancelamento...

Modelos econômicos sustentáveis, justos e voltados ao bem-estar comum são tema de palestra gratuita

Modelos econômicos sustentáveis, sistemas financeiros éticos e o comércio...
spot_img

Compartilhe

Impedida de ser realizada na Galeria Municipal Pedro Paulo Vechietti sob alegação de falta de verba da Prefeitura de Florianópolis para honrar com o edital de ocupação daquele espaço público, a exposição fotográfica Lugar Abandono, do cineasta Marco Martins, terá agora sua abertura na próxima segunda-feira, dia 28, às 19h, no Espaço Cultural Governador Celso Ramos do BRDE.

Vencedor do Edital Elisabete Anderle, o projeto Lugar Abandono, realizado pela Vinil Filmes, surgiu a partir da descoberta, por Marco Martins, de uma saco plástico jogado na calçada, no Centro da cidade, contendo dezenas de filmes fotográficos das décadas de 1970 e 1980, todos vencidos, mas ainda virgens. Eram cinco tipos de negativos: 10 filmes Orwo Panchromatic 135-36, PB, fabricados na Alemanha; 18 filmes Kodak Verichrome pan 126-20, PB; 5 filmes Kodak Kodacolor 110, color, fabricados no México; 17 filmes 3M 126-24, color, fabricados na Itália; e 3 filmes Kodak Kodacolor 110, PB, fabricados em USA.

A partir daí, Marco iniciou uma jornada de pesquisa. Testou alguns dos filmes e, ao apreciar o resultado das revelações, viu-se mergulhado num processo de criação acidental: o que saía impresso na película não dependia exclusivamente do fotógrafo, da luz e do objeto. O tempo (e a consequente degradação do negativo) se tornara o principal agente no processo de construção pictórica.

A casualidade foi assumida, então, como elemento primordial na criação das imagens. Com o projeto premiado pelo edital Elisabete Anderle, Marco Martins e sua mulher, a também cineasta Loli Menezes (atuando como produtora), pegaram o que restou dos 53 filmes e realizaram uma viagem pelo interior de Santa Catarina (e também pelo interior da Ilha de Santa Catarina), fotografando (e também filmando) prédios em ruínas, casas vazias, fábricas esquecidas pelo tempo, cemitérios de automóveis, empreendimentos largados ao meio. O resultado da viagem pode ser conferido nas 25 fotos ampliadas que compõem a exposição Lugar Abandono, até o dia 20 de dezembro, no Espaço Cultural do BRDE.

Serviço
O quê: exposição Lugar Abandono, do cineasta Marco Martins
Quando: 28 de novembro, às 19h.
Local: Av. Hercílio Luz, 617 – Centro, Florianópolis