spot_imgspot_img
Florianópolis, 24 novembro 2024

Exposição do Fotógrafo David Collaço no Centro Cultural do Continente Franklin Cascaes

VariedadesExposição do Fotógrafo David Collaço no Centro Cultural do Continente Franklin Cascaes
spot_img
spot_img

Compartilhe

Me chamo David Collaço, fotógrafo. Sou apaixonado por momentos, independente da qual ele seja. Fico admirando através das minhas lentes o momento passando, e em frações de segundos, consigo imortalizar aquele momento em uma única fotografia. Investindo e dedicando meu tempo ao conhecimento e a cultura. Assim, compartilho meu amor pela arte com as pessoas.  

Minha história:

Em 2017 estava vivendo um sonho americano na cidade de Boston, fotografando para grandes empresas e revista. 

Atingi o auge da minha carreira me tornando fotógrafo internacional pelo jornal “The Boston Globe”  (mesma rede do jornal “New York Times”).  Mas apesar disso tudo, eu não estava feliz. 

Sabia que ali não era o meu lugar.  Precisava me encontrar. Encontrar a minha felicidade.

Em busca de autoconhecimento, larguei tudo e comprei uma passagem para Londres. Não contei a ninguém, não divulguei, apenas fui. 

Chegando em Londres, deixava a câmera embaixo do braço e só queria seguir o meu coração. Fotografava tudo aquilo que sentia, que eu via. 

Andando na cidade, observei que tinha muita bicicleta, até reparar num semáforo exclusivo para bike. Achei incrível aquilo. E de repente, tive uma ideia. Viajar para a Europa de bike. 

Comprei todos os acessórios necessários para acampar e fui. 

No caminho, fui surpreendido com uma estrada que passava no meio da natureza. Era uma passagem antiga que as pessoas utilizam para fazer exercícios. E ligava até o litoral da Inglaterra. 

Em praticamente todo o trajeto, eu estava dentro da natureza, sentindo o seu cheiro, observando as plantas, árvores, campos, além de um cenário cinematográfico. 

O trajeto não durou muito. Com pouquíssima experiência e muita bagagem, tive que voltar. 

Retornei ao Brasil com aquela vontade de voltar. Vontade de concluir uma longa experiência e imersão dentro da natureza. Porém, mais preparado.

Tinha programado para fazer em 2020. Porém, a pandemia adiou.

2022O caminho da liberdade: Lisboa até a Croácia de Bike 

Após a viagem anterior, eu descobri o autoconhecimento.  Percebi onde é o meu lugar no mundo. Viajando, explorando novos lugares, culturas, fotografando e imortalizando pequenos momentos ao longo de cada viagem. 

Viajar de bicicleta me fez ir a lugares que não tem acesso a carro, explorando e  descobrindo diversos caminhos novos. Fotografando e vivendo cada dia.

No caminho fui acampando, cozinhando. Simplesmente tendo a melhor experiência da minha vida tendo diversos aprendizados. 

Todos os dias eu não sabia onde iria dormir. Tudo era um lugar novo. Tomada de decisões que eu tinha que tomar em segundos. Ou 1/2 minutos. E cada decisão, tomava o rumo dessa viagem. 

Essa viagem me trouxe 4 lições:

– Confiança 

– Paciência

– Autoconhecimento

– Feito é melhor que perfeito 

Porque a Europa ?

A infra-estrutura para o ciclismo que a Europa tem é fantástica. O respeito que as pessoas têm com o ciclista. O respeito dos motoristas para com o ciclista. E pelo caminho encontrava diversas pessoas viajando de bike também de diferentes países e regiões. 

Eurovelo: A Eurovelo é um app que mostra diversos caminhos com sinalizações pela Europa ligando a diversos países para ciclismo e caminhadas, dando direções e caminhos da qual percorri praticamente todo o trajeto. 

O mais interessante da Europa é poder ter contato com diversas línguas, culturas. Tendo diversos países diferentes é o grande atrativo da Europa e poder conhecer e viver a história de cada um, é muito gratificante. 

No caminho da França, cheguei a conhecer um casal Holandês de idosos que todo ano viaja de bike por diversos países. Além de diversas outras histórias pelo caminho. Era incrível. 

Fiz o percurso de Lisboa até a Croácia de Bike. Tive alguns trajetos que fui de trem. Como na Espanha que não senti seguro para continuar viagem de bike por lá.

Países: Portugal, Espanha, França, Mônaco, Itália, Eslováquia, Croácia.

Após Croácia, fui de Trem até Paris. Após, retornando para o Brasil. 

SERVIÇO

Tema da exposição: O caminho da liberdade

Fotógrafo: David Collaço 

Exposição: Centro Cultural do Continente Franklin Cascaes – Coqueiros 

Endereço: Av. Eng. Max de Souza – Coqueiros, Florianópolis – SC, 88080-010

Referências: Ao lado do parque de coqueiros 

Data: 27.10.2022 até dia 08.11.2022

Horários: Terça até Sex – 13h até 19h 

Sábado: 10am até 15h