spot_imgspot_img
Florianópolis, 12 fevereiro 2025
spot_imgspot_img

Exposição “Delas” abre a programação de 2025 do Espaço Cultural Governador Celso Ramos 

VariedadesExposição “Delas” abre a programação de 2025 do Espaço Cultural Governador Celso...
spot_img
spot_img
spot_img

Compartilhe

Com curadoria de Letícia Novelletto, a mostra reúne seis artistas mulheres conectadas pela arte urbana 

A exposição coletiva “Delas” abre no dia 12 de fevereiro e segue até 25 de março no Espaço Cultural Governador Celso Ramos, no Centro de Florianópolis. A mostra dá início à agenda de 2025 do espaço e reúne seis artistas mulheres com trajetória na arte urbana. A entrada é gratuita e o público pode visitar de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. O encontro prévio à inauguração da monstra de arte acontece no dia da abertura, a partir das 18h. 

Com curadoria de Letícia Novelletto, a exposição apresenta obras de BBel Bellucci, Brisa da Noite, Gabriela Olivia, Gugie Cavalcanti, Júlia Rodrigues e Nadyne Júlia. As artistas estabelecem conexões entre Florianópolis, Balneário Camboriú e Rio de Janeiro e compartilham o graffiti como ponto de convergência. 

“Nos últimos anos, o graffiti tem ganhado cada vez mais força e reconhecimento enquanto expressão artística, trazendo à tona o nome de grandes artistas da cena local, que passaram a se inserir no mercado comercial de street art. A exposição coletiva surge da ideia de apresentar a produção dessas mulheres, que também fazem parte do movimento de arte de rua e desdobram seus trabalhos em outros fazeres artísticos”, declara Letícia. 

Cada trajetória é marcada por um percurso único na arte urbana, onde estilos variados e perspectivas pessoais se encontram para construir uma narrativa coletiva. As obras reunidas utilizam diferentes técnicas e formatos. Um dos destaques é a obra “Histórias no Peito”, de Gugie Cavalcanti, uma bandeira em grandes dimensões que apresenta a pintura mural da artista na rua Tenente Silveira, no Centro de Florianópolis. Esta é uma das poucas pinturas de grande formato na lateral de um prédio de autoria feminina na cidade.

A curadora destaca que vem trabalhando com arte urbana desde 2021 e que esta é a primeira vez que vê uma exposição coletiva exclusivamente de escritoras urbanas sendo realizada no estado. 

O espaço do Centro Cultural Governador Celso Ramos é acessível para pessoas com baixa mobilidade e contará com áudio descrição das obras, gravada na voz das próprias artistas. A mostra permanece aberta durante todo o mês de março em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.