spot_imgspot_img
Florianópolis, 28 novembro 2024
spot_imgspot_img

Exposição de telas mostra a história de Santo Amaro da Imperatriz

Grande FlorianópolisExposição de telas mostra a história de Santo Amaro da Imperatriz
spot_img

​Sustentabilidade

​A certificação ambiental  Selo Eco Local Recicla entregou no...

Personalizar o cardápio é a tendência em festas de 15 anos

Hotel de Florianópolis investe em opções sob medida para...

DJI anuncia o novo DJI Mic Mini: Microfone pequeno, leve e discreto

Novo modelo pesa apenas 10 gramas, conta com cancelamento...

Modelos econômicos sustentáveis, justos e voltados ao bem-estar comum são tema de palestra gratuita

Modelos econômicos sustentáveis, sistemas financeiros éticos e o comércio...
spot_img

Compartilhe

Com o intuito de resgatar a rica identidade cultural de Santo Amaro da Imperatriz, a exposição de telas “Santo Amaro Antiga” chega ao Continente Shopping, em São José dia 16 de maio, próximo à loja Zara. A mostra possui 12 telas em estilo “naif” do pintor santo-amarense Sebastião da Cruz. Os quadros são inspirados em fotografias e gravuras antigas do acervo dos fotógrafos Sílvio Knaben e Juliano Souza da Silva. As imagens remetem ao ano de 1850, cinco anos após a visita do Imperador Dom Pedro II e sua esposa Tereza Cristina às terras do Arraial de Sant´Ana do Cubatão.

Além disso, os quadros retratam a freguesia de Santo Amaro do Cubatão do início do século XIX, os casarões de 1930, os desfiles cívicos das décadas de 50 e 60, além de enchentes do Rio Cubatão, posses de prefeitos e a famosa festa local do Divino Espírito Santo. Em todo esse período, Santo Amaro se denominou “Arraial de Sant´Ana do Cubatão, passando depois por algumas mudanças de nome, como Santo Amaro do Cubatão, Cambirela e, finalmente, Santo Amaro da Imperatriz. A exposição fica até o dia 30 de maio e a visitação é gratuita.

 O que é arte naif?

Arte naif ou arte primitiva moderna é aquela produzida por artistas sem formação acadêmica. Caracteriza-se pela simplicidade e ausência de elementos formais da arte tradicional ocidental, como a perspectiva, harmonia cromática, composição, desenho clássico com correção anatômica ou mesmo referências tradicionais das pinturas de gênero.

 Serviço:

O quê: exposição “Santo Amaro Antiga”

Quando: de 16 a 30 de maio

Onde: Continente Shopping, próximo à loja Zara

Valor: visitação gratuita