spot_imgspot_img
Florianópolis, 27 novembro 2024
spot_imgspot_img

Exposição de obras do artista mineiro Célio Braga abre nesta terça-feira em Florianópolis

VariedadesExposição de obras do artista mineiro Célio Braga abre nesta terça-feira em...
spot_img

​Sustentabilidade

​A certificação ambiental  Selo Eco Local Recicla entregou no...

Personalizar o cardápio é a tendência em festas de 15 anos

Hotel de Florianópolis investe em opções sob medida para...

DJI anuncia o novo DJI Mic Mini: Microfone pequeno, leve e discreto

Novo modelo pesa apenas 10 gramas, conta com cancelamento...

Modelos econômicos sustentáveis, justos e voltados ao bem-estar comum são tema de palestra gratuita

Modelos econômicos sustentáveis, sistemas financeiros éticos e o comércio...
spot_img

Compartilhe

A Fundação Cultural Badesc abre nesta terça-feira, a partir das 19h, a exposição Abluções, do artista mineiro Célio Braga. A mostra, que tem curadoria de Hércules Goulart Martins é uma parceria com o Museu Victor Meirelles. Com atelier em Amsterdã (Holanda) e em São Paulo, esta é a primeira vez que os trabalhos do artista são expostos em Florianópolis. Confira o serviço completo no fim da matéria.  A entrada é gratuita.

De acordo com Hércules, a mostra reúne obras que compõem um conjunto significativo da produção do artista em cinco distintas fases de sua trajetória nas últimas duas décadas.

O curador explica que o interesse conceitual do artista é pautado pela fragilidade do corpo, a cura, a passagem irrevogável do tempo, a memória, a natureza definitiva da morte, o luto e a sexualidade.

Outros trabalhos que compõem a exposição são Ex-Votos (2006-2007), que são fragmentos híbridos realizados em porcelana de ossos e suturados com tecido de algodão e linha; Brancos e Negros (2003-2006), elaborados com feltro, contas de vidro, cabelo, linha e seda, que evocam órgãos fictícios e joias ritualísticas ancestrais; e Desvelar (2008-2009), uma diáfana cortina de anelos feitos com bulas de remédios, fornecidas por amigos, incluindo desde aspirinas a medicamentos para doenças terminais.

O trabalho mais recente de Célio Braga, Sem Título (2015), os limites da fotografia são estendidos. Imagens de pele são dobradas, amassadas, descamadas e perfuradas indefinidamente, surgindo texturas análogas às do envelhecimento da pele humana e das afecções cutâneas.

Sobre o artista

Célio Braga foi aluno do Museu da Escola de Belas Artes de Boston (EUA) e do Rietveld Academie Gerrit (Holanda). Expôs individualmente em espaços como a Galeria Pilar e Galeria Vermelho (ambas em São Paulo), Hein Elferink Galerie, Brummelkamp Galerie, Rob Koudijs Galerie (estes três na Holanda), Galeria Pilar de Londres (Inglaterra) e Galeria Amparo 60 (Recife). Também participou de coletivas na Fundação RAM, Textiel Museu Tilburg, Museum voor Moderne Kunst, Museum voor Moderne Kunst (todas na Holanda), Kunstmuseum, (Áustria), Weltkunstzimmer (Alemanha), Gustavsbergs (Suécia), e MAD-Museu de Artes e Design (USA)

Revitalização

A parceria com a Fundação Cultural Badesc, que possibilitou a realização da exposição Abluções, acontece no momento em que Museu Victor Meirelles passa por obras de ampliação, adequação e expansão de suas instalações.

Encontro com o artista

Antes da abertura da exposição, às 18h, a Fundação Cultural Badesc e o Museu Victor Meirelles promovem o Encontro com o Artista, evento em que o expositor conversa com o público sobre sua obra e carreira artística que, nesta edição, contará também com a presença do curador.

Serviço

O quê: abertura da exposição Abluções, de Célio Braga

Quando: 1º de março, terça-feira

Horário: 19h

Visitação: até 28 de abril de 2016, de segunda a sexta-feira, das 12 às 19h.

Onde: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis – Fone 3224-8846

Quanto: gratuito