Mostra abre as celebrações dos 10 anos da Escola de Iconografia do Mosteiro Santo Ivo.
De 18 de julho a 03 de agosto o Beiramar Shopping apresenta uma mostra inédita que reúne obras de iconografia russo bizantina, com curadoria de Christiane Callado e Márcia Koerich. Intitulada Intercession: Exposição de Ícones Sacros, o evento abre as comemorações dos 10 anos da Escola de Iconografia do Mosteiro Santo Ivo, localizado no bairro Agronômica, na capital.
“A mostra celebra a dedicação à preservação e divulgação da iconografia sacra, que une cultura, arte e religiosidade , com objetivo de trazer um olhar para o importante trabalho realizado no Mosteiro Santo Ivo, que educa por meio da arte e cultura”! Destaca uma das organizadoras da mostra, Christiane Callado. Atualmente o mosteiro é coordenado pelos padres Luiz Harding Chang e Roque Philippe e oferece, gratuitamente, aulas de violino, violão, piano, latim, inglês, francês e português para imigrantes, além de manter dois corais gregorianos: um formado por crianças e outros de adultos regidos pelo maestro Fontao. “Poucas pessoas conhecem a real atuação do mosteiro e sua importância na comunidade. Quando o padre Chang nos procurou com a ideia desta mostra, logo vislumbramos uma oportunidade de compartilharmos com a sociedade a força e a importância do trabalho realizado, além de contribuirmos para a propagação da cultura por meio dos itens iconográficos”, explica Márcia Koerich.
A exposição, localizada no piso L2 no Beiramar Shopping, apresenta ao público 40 obras, de tamanhos variados, que destacam a riqueza da arte russo bizantina, a partir da técnica de Andrei Rublev, que combina influências religiosas e culturais em ícones de grande beleza e espiritualidade. Além de exibir os ícones bizantinos, a exposição procura abordar seu processo de construção e santificação, bem como suas reverberações na arte contemporânea catarinense.
A técnica bizantina russa data do século XIV, é realizada com tempera de gema de ovo peneirada, vinho branco seco e pigmentos puros, de natureza mineral (terras, pedras e metais), vegetal e animal. A base é de madeira nobre como cedro, carvalho, bétula, tília). Uma das etapas é a aplicação de ouro 24 quilates em folhas, que enaltecem a realeza do Cristo.
A exposição é gratuita, aberta das 10h às 22h. Além da mostra, 18 das 40 obras podem ser adquiridas. Toda a renda é revertida para manutenção das atividades do mosteiro.